TV União Rádio União Impressas - PDF Interativo

Cultura • 04 de dezembro de 2017 • 15h16

Banda “francisco, el hombre” chega a Londrina e Arapongas

A ação, promovida pelo Sesi Música, possui ingresso solidário

 

Uma explosão rítmica promete agitar Londrina e Arapongas nos dias 6 e 7 de dezembro, no Centro Cultural SESI/AML e na Arena Arte e Cultura SESI Arapongas, respectivamente. A banda “francisco, el hombre” – após turnê pelo México – desembarca no Norte do Paraná para fechar com chave de ouro a programação 2017 do SESI Música, projeto que valoriza a conexão entre referências culturais locais e nacionais. Para ambos os shows, o ingresso é solidário e pode ser trocado na bilheteria do espaço por 1 kg de alimento não perecível.

 

O grupo foi formado em 2013 na cidade de Campinas pelos irmãos mexicanos Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte e pelos brasileiros Juliana Strassacapa, Andrei Kozyreff e Rafael Gomes. Da estrada e da vida cotidiana eles extraem as suas grandes inspirações. Com letras em português e em espanhol, o quinteto mexicano-brasileiro aborda o momento político e social do Brasil por meio de influências latino-americanas que a própria banda autointitula como “transculturalismo transamericano ruidoso”.

 

Com o lançamento do primeiro disco da carreira intitulado SOLTASBRUXA (2016), que tem produção assinada por Zé Nigro e participação especial de Liniker, a “francisco, el hombre” alcançou maturidade musical  para promover a conexão latino-americana.É a primeira banda independente a concorrer ao Grammy Latino na categoria de “Melhor Canção em Português” com a música “triste, louca ou má”, que já contabiliza mais de 3,4 milhões de views no canal do YouTube. O sucesso foi tão grande que a composição se tornou um hino feminista, ganhando destaque na trilha sonora da novela O Outro Lado do Paraíso, da Rede Globo.

 

O gosto pela estrada já levou a “francisco, el hombre” aos principais festivais independentes do Brasil, entre eles, a Virada Cultural de São Paulo e o Festival Psicodália, em Rio Negrinho, Santa Catarina. No ano que vem, a banda já está confirmada no Lollapalooza 2018, no mesmo dia de The Killers, Tyler The Creator, Lana Del Rey e outros. Além dos palcos nacionais, o quinteto já esteve presente em países como México, Cuba, Uruguai, Chile e Argentina. O calor de suas performances, a forte caracterização dos figurinos, bem como o repertório recheado de influências são marcas registradas da banda.

Asimp/Sesi Cultura Paraná



Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário