TV União Rádio União Impressas - PDF Interativo

Religião • 12 de fevereiro de 2018 • 10h51

Bíblia Sagrada - Liturgia do dia 12/02/2018

Primeira Leitura (Tg 1,1-11)

Início da Carta de São Tiago.

1Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que vivem na dispersão: Saudações. 2Meus irmãos, quando deveis passar por diversas provações, considerai isso motivo de grande alegria, 3por saberdes que a comprovação da fé produz em vós a perseverança. 4Mas é preciso que a perseverança gere uma obra de perfeição, para que vos torneis perfeitos e íntegros, sem falta ou deficiência alguma.

5Se a alguém de vós falta sabedoria, peça-a a Deus, que a concede generosamente a todos, sem impor condições; e ela lhe será dada. 6Mas peça com fé, sem duvidar, porque aquele que duvida é semelhante a uma onda do mar, impelida e agitada pelo vento. 7Não pense tal pessoa que receberá alguma coisa do Senhor: 8o homem de duas almas é inconstante em todos os seus caminhos.

9O irmão humilde pode ufanar-se de sua exaltação, 10mas o rico deve gloriar-se de sua humilhação. Pois há de passar como a flor da erva. 11Com efeito, basta que surja o sol com o seu calor, logo seca a erva, cai a sua flor, e desaparece a beleza do seu aspecto. Assim também acabará por murchar o rico no meio de seus negócios.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Responsório (Sl 118)

— Venha a mim o vosso amor e viverei.

— Venha a mim o vosso amor e viverei.

— Antes de ser por vós provado, eu me perdera; mas agora sigo firme em vossa lei!

— Porque sois bom e realizais somente o bem, ensinai-me a fazer vossa vontade!

— Para mim foi muito bom ser humilhado, porque assim eu aprendi vossa vontade!

— A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata.

— Sei que os vossos julgamentos são corretos e com justiça me provastes, ó Senhor!

— Vosso amor seja um consolo para mim, conforme a vosso servo prometestes.

 

Evangelho (Mc 8,11-13)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 11os fariseus vieram e começaram a discutir com Jesus. E, para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu. 12Mas Jesus deu um suspiro profundo e disse: “Por que esta gente pede um sinal? Em verdade vos digo, a esta gente não será dado nenhum sinal”. 13E, deixando-os, Jesus entrou de novo na barca e se dirigiu para a outra margem.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

 

Ouça a Homilia

https://www.youtube.com/watch?v=iWdCTuWfuG8

 

A provação e as tribulações nos fazem cristãos fortes

Deus não te abandona diante das provações, porque Ele está sempre ao seu lado

“Meus irmãos, quando deveis passar por diversas provações, considerai isso motivo de grande alegria, por saberdes que a comprovação da fé produz em vós a perseverança. Mas é preciso que a perseverança gere uma obra de perfeição, para que vos torneis perfeitos e íntegros, sem falta ou deficiência alguma” (Tg 1, 1-11).

A palavra de Deus traz a nós, nessa carta de São Tiago, duas coisas importantes: a primeira delas é a provação; todos nós somos provados na vida e alguns entendem errado e acham que provação é Deus abandonando. Não! Provação é Deus estando conosco quando, Ele está conosco quando somos provados e vivemos situações difíceis e complicadas como o Seu próprio Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, viveu no meio de nós.

Provação não é só tentação da carne, somos provados de diversas maneiras: com sofrimento, doenças, enfermidades, dificuldades financeiras, mas, somos provados, também, na nossa fragilidade humana e espiritual, enfim, somos tentados em situações e circunstâncias. Para que servem as provações? Para nos amadurecer, nos tornar homens e mulheres íntegros e que saibam fazer escolhas na vida. A provação não me afasta de Deus, ela me aproxima d’Ele; se eu vivo com Ele toda e qualquer provação nos amadurece.

Se olharmos para o nosso passado, perceberemos tantas coisas difíceis já enfrentamos e, hoje, podemos olhar de outra forma e perceber como crescemos, amadurecemos. Só não crescemos mais, porque não soubemos aproveitar melhor as circunstâncias difíceis que vivemos ou passamos. Em cada provação tem uma lição a ser dada, aprendida e vivida e podemos amadurecer e nos tornar um homem melhor, maduro e mais próximo de Deus.

Quando sabemos ler as provações com a ótica da fé e da maturidade humana, produzimos a perseverança. As pessoas passam pelas provações e desistem, desanimam e deixam o caminho, desse modo, não crescem na fé, ela não têm testemunhos para dar. “Eu passei por dificuldade, então, deixei e abandonei tudo”; “a minha família está passando por tribulações”, então, deixa a família; “a Igreja está passando por isso”, então, deixa a Igreja, sendo assim, não ficamos em nada e não crescemos na vida.

Aguente! Persevere! Lute e não desanime! A provação produz homens e mulheres fortes, que sabem enfrentar a vida como ela deve ser enfrentada. E se passar por provação, enfrente! 

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

 

 

 



Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário