TV União Rádio União Impressas - PDF Interativo

Geral • 13 de fevereiro de 2018 • 11h15

Santa Catarina se prepara para a 10ª edição da Osterfest

Maior festa de Páscoa do país que é realizada em Pomerode (SC) espera atrair mais de 200 mil visitantes para a pequena Alemanha brasileira

 

A cidade de Pomerode, em Santa Catarina, possui pouco mais de 32 mil habitantes e é conhecida como a cidade mais alemã do Brasil. Há 10 anos o município é palco da Osterfest, a festa encantada de Páscoa. A celebração, que surgiu como uma pequena feira, atualmente atrai mais de 200 mil visitantes, turistas vindos de todas as partes do país. Em 2018, a festa será realizada entre 1º de março a 1º de abril, no Centro Cultural.

 

A programação da 10º edição da Osterfest contempla a apresentação de grupos folclóricos, oficinas de costumes alemãs, o tradicional passeio de trenzinho, pintura de casquinhas de ovos naturais para as crianças, a Toca do Coelho, comidas tradicionais de Páscoa, contação de histórias, competições típicas e muito mais. Uma festa que fascina a família e traz consigo a essência da Páscoa e da cultura pomerodense.

 

O presidente da Associação Visite Pomerode afirma que “a Osterfest é um verdadeiro resgate da cultura alemã, que permanece viva em nossa cidade, sendo repassada de geração em geração. Para este ano prometemos surpreender. Uma Osterbaum ainda maior e mais linda, oficinas, apresentações culturais, atrações diversas e uma cidade ainda mais sintonizada com esta data especial que é tão importante para todos nós” declara Manfredo Goede.

 

Um dos grandes destaques da festa é a Osterbaum, a árvore de Páscoa que na última edição da Osterfest entrou para o Guinness Book como a maior osterbaum de ovos naturais do mundo, com 82.404 casquinhas naturais pintadas artesanalmente. Neste ano, a árvore, que começará a ser montada na segunda quinzena de fevereiro, contará com um toque especial, que são as casquinhas pintadas por crianças de instituições da rede municipal de ensino da cidade. Além disso, mantém o recorde do Guinness com mais de 100.000 casquinhas de ovos naturais.

 

As casquinhas de ovos usadas para a Osterbaum são coletadas pelos moradores da cidade, que durante o ano reúnem o material e depois trocam por ovos de chocolate.  Um costume que se fortalece e eterniza por gerações. Essa e outras tradições são uma característica forte do evento, que conta com o envolvimento de toda a comunidade, que decora suas casas, o comércio da cidade, escolas e entidades.

 

Outro ponto de destaque será a exposição de réplicas das Osterbaum, que fará referência às nove edições anteriores da Osterfest. O trabalho realizado pelos artesãos do núcleo “Feito a Mão”, poderá ser visitado no Museu Pomerano. Ainda em comemoração aos 10 anos de festa, mais de 20 artistas da Associação Pomerodense de Artistas Plásticos (Apap) produzirão ovos de cerâmica decorados que serão expostos durante o período do evento na Galeria Municipal de Artes Ervin Curt Teichmann. Essa ação também incluirá duas instituições convidadas, a Associação dos Artistas Plásticos de Blumenau (Bluap) e a Associação dos Artistas Plásticos de Jaraguá do Sul (Ajap). Nessa ação comemorativa, o público poderá eleger o ovo artístico mais bonito. Aqueles que tiverem feito parte da votação poderão participar do sorteio de um ovo artístico produzido por Silvana Pujol, consagrada em pintura de ovos em diferentes tamanhos. Após a festa, os ovos serão encaminhados para entidades beneficentes e destinados a leilão.

Asimp/10ª edição da Osterfest



Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário