TV União Rádio União Impressas - PDF Interativo

Religião • 13 de março de 2018 • 07h48

Bíblia Sagrada - Liturgia do dia 13/03/2018

Primeira leitura (Ezequiel 47: 1-9, 12)

1 Ele me trouxe para a entrada da casa, e eis que, debaixo do umbral da casa, a água se esgotou, para o leste, porque a fachada da casa estava de frente para o leste. A água desceu do lado direito da casa, ao sul do altar. 2 Então ele me levou pelo portico do norte e ao redor do lado de fora, para o pórtico exterior que estava de frente para o leste, e eis que a água fluía do lado direito. 3 O homem foi para o leste com a corda na mão, mediu mil côvados e me fez atravessar a água: ele alcançou meus tornozelos. 4 Elemediu outros mil côvados e me fez atravessar a água: chegou aos meus joelhos. Ele mediu mais um milhar e me fez atravessar a água: ele alcançou minha cintura. 5Ele mediu outros mil: já era uma torrente que eu não podia atravessar, porque a água tinha crescido para se tornar uma água para nadar, uma torrente que não podia ser percorrida. 6 Então ele me disse: "Você viu, filho do homem?" Ele me conduziu, e então ele me trouxe de volta ao banco do rio. 7 E, para voltar, vi que nas margens da torrente havia um grande número de árvores, em ambos os lados. 
8 Ele me disse: "Esta água sai para a região leste, até a Arabah, flui para o mar, na água apimentada, e a água é atualizada. 9 Onde quer que a torrente passe, todo ser vivo que se move nela viverá. O peixe será muito abundante, porque onde ele penetra nesta água limpa tudo, e a vida prospera onde quer que a torrente chegue.12 Nas margens da torrente, de cada lado, crescerão todos os tipos de árvores frutíferas cuja folhagem não se murchará e cujos frutos não serão esgotados: produzirão frutos novos todos os meses, porque esta água vem do santuário. Seus frutos servirão como alimento, e seu remédio deixa ".

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Responsório (Ps 45,2-3,5-6,8-9)

- O Senhor dos exércitos está conosco, a nossa fortaleza é o Deus de Jacó

- O Senhor dos exércitos está conosco, a nossa fortaleza é o Deus de Jacó

- Deus é nosso refúgio e nossa força, poderoso defensor em perigo. É por isso que não tememos, embora a terra treme, e as montanhas se colapsam no mar.

- Um rio e seus canais alegram a cidade de Deus, o Altíssimo consagra sua morada. Tendo Deus no meio, ele não hesita; Deus a ajuda no início do amanhecer.

- O Senhor do universo está conosco, a nossa fortaleza é o Deus de Jacó. Venha e veja as obras do Senhor, as maravilhas que ele faz na Terra.

 

Evangelho (João 5: 1-16)

- O Senhor esteja com você.

- Ele está no nosso meio.

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + de acordo com São João. 

- Glória a você, Senhor.

1 Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. 2 Há em Jerusalém, ao lado da Probática, uma piscina chamada em hebraico Bethesda, que tem cinco alpendres. 3 Neles havia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralisados, à espera da agitação da água. 4 Porque o Anjo do Senhor desceu de vez em quando para a piscina e agitou a água; e o primeiro que entrou após a agitação da água, foi curado de qualquer mal que tivesse. 5 Havia um homem que tinha trinta e oito anos de doença. 6 Jesus, vendo-o deitado e sabendo que ele estava aqui por muito tempo, diz-lhe: "Queres curar?" 
7O paciente respondeu: "Senhor, eu não tenho ninguém para me colocar na piscina quando a água é agitada; e enquanto eu vou, outro vai para baixo diante de mim. " 8 Jesus diz a ele: Levante-se, leve a sua maca e caminhe. 9 E imediatamente o homem foi curado, pegou a maca e começou a andar. Mas era sábado naquele dia. 10 É por isso que os judeus disseram àquele que havia sido curado: "É sábado e você não tem permissão para carregar a maca". 11 Ele respondeu: "O que me curou, me disse: Pegue sua maca e caminhe." 12 Eles lhe disseram. Eles perguntaram: "Quem é o homem que te disse: pega e anda?" 13 Mas o padre não sabia quem era, porque Jesus havia desaparecido porque havia muitas pessoas naquele lugar.14 Mais tarde, Jesus o encontra no Templo e diz: "Olha, você está curado; Não perca mais, para que não aconteça alguma coisa pior. " 15 O homem foi dizer aos judeus que foi Jesus quem o curou. 16 Portanto, os judeus perseguiram Jesus, porque fez estas coisas no sábado.

- Palavra de Salvação.

- Glória a você, Senhor.

 

Ouça a Homilia

https://www.youtube.com/watch?v=IXZKj-sVAGQ

 

Sejamos a mão de Jesus para o próximo

Sejamos a mão de Jesus para levar tantos ao caminho da graça, de uma vida melhor

“O doente respondeu: ‘Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente’” (João 5,7).

Esse homem  encontrava-se doente há 38 anos e havia uma piscina onde iam cegos, coxos, paralíticos e, por uma graça, um anjo descia naquela piscina e dava a eles a graça da cura, da purificação; muitos iam nessas águas e ficavam curados, lavados, purificados, e aquele homem há 38 anos tentava chegar nessa piscina. São 38 anos, isso quer dizer, uma vida inteira, uma geração inteira. Ninguém ajudava aquele homem, porque cada um pensava em si, cada um estava preocupado com as suas doenças, com os seus problemas e passavam na frente dele e diziam: “Se vira. Aqui é cada um por si”.

Eu transponho o que viveu aquele homem para tantos homens e mulheres dos tempos de hoje, que não aproximam-se da graça, de uma vida digna, que não têm uma vida melhor porque não há quem os ajude. A condição do coração humano egoísta, orgulhoso, que só pensa em si, só pensa em melhorar a sua própria vida, só pensa na sua própria saúde, na sua própria cura e nos próprios benefícios, faz com que vivamos numa sociedade egoísta, onde cada um vive por si e Deus é que cuide de todos.

O Deus que servimos não é assim, não rezamos nunca: “Pai meu. Pão meu”. Rezamos “Pai Nosso. Pão nosso”, pois Deus criou tudo para todos!

Alguns se apossam de bens, de terras, mas não sabem nem como vão usar. É como a mãe que prepara uma comida e coloca para todos comerem, mas o guloso vai na frente e pega todos os pedaços de carne e coloca no seu prato, e nem imagina que têm outros que precisam comer.

O bonito é aquele que não serve a si primeiro, ele vai servir aos outros com todo o prazer de servir, mas hoje, infelizmente, vivemos na cultura do “cada um cuide de si” e não nos preocupamos em servir ao outro. Muitas pessoas estão precisando de “uma mão”, de um socorro, de um amparo, de alguém que apenas conduza, instrua e ajude. Que o Senhor Nosso Deus, quebre esse nosso orgulho, quebre essa vida voltada para nós, para os nossos interesses. Lembremos de que, há tempos gerações inteiras não têm oportunidades de uma vida melhor, de progredir, porque não há quem os ajude.

Jesus foi “a mão” que ninguém pôde ser para aquele homem. Sejamos “a mão de Jesus” para levar tantos ao caminho da graça, de uma vida melhor. Na vida futura, na vida eterna que nos aguarda, o bom Senhor, aguarda não irá nos acolher pelos bens que acumulamos, e sim, pela caridade que praticamos em nossa vida.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

 



Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário