TV União Rádio União Impressas - PDF Interativo

Cultura • 27 de março de 2018 • 07h34

Londrina: Quartas musicais

Projeto da Associação de Amigos do Festival de Música de Londrina e Sesi Cultura Paraná vai brindar o público com apresentações musicais feitas por grupos de formação diferenciada

A agenda cultural de Londrina ganha a partir deste mês um grande reforço com a criação do projeto “Quartas Musicais: Londrina em Cena”, que vai oportunizar uma série de apresentações com músicos londrinenses que tem se destacado no cenário nacional. Os concertos serão realizados sempre na última quarta-feira do mês e cada mês terá uma atração musical diferente. A promoção é da AAFML, Associação de Amigos do Festival de Música de Londrina, em parceria com o Sistema Fiep através do Centro Cultural Sesi/AML.

O objetivo é propagar a boa música e dar visibilidade aos músicos que já foram alunos do FIML - e que hoje constroem carreiras de sucesso. “A proposta é mostrar os frutos do Festival de Música de Londrina através de apresentações de grupos de formação diferenciada e que realizam trabalhos de excelente qualidade musical”, conta a professora Magali Kleber, presidente da AAFML.

Segundo gestora do Centro Cultural Sesi/AML, Laura Vicente, a  parceria com o Sistema FIEP é criar uma agenda mensal durante o ano todo para fidelizar o público do Festival de Música. “O Centro Cultural Sesi/AML abriga a AAFML há cinco anos e somando esforços a esta frutífera parceria, inicia o Projeto Quartas Musicais trazendo programação local mensalmente e gratuita para a população enriquecendo a vida cultural de nossa cidade”.

A abertura da temporada das “Quartas Musicais: Londrina em Cena” será no próximo dia 28 de março, com o Duo Clavis, formado pelos músicos Marcello Casagrande (vibrafone) e Mateus Gonsales (piano), dois destaques da música instrumental. A apresentação começa às 19h30, no Centro Cultural Sesi/AML e a entrada é gratuita. “Para mim é uma alegria muito grande sempre tocar nos projetos do FML. Ainda mais com esta oportunidade de iniciar esta mostra da tão rica e diversa produção musical da nossa cidade”, informa Marcello Casagrande.

Marcello Casagrande possui um grande sentimento de gratidão pelas experiências e aprendizados que o FML lhe proporcionou. “O Festival de Música é de extrema importância para mim como pessoa e minha carreira de músico profissional. Foi no FML que comecei meus estudos de percussão, onde assisti pela primeira vez uma apresentação de percussão com vibrafone, marimba, tímpanos etc... Foi no FML que toquei pela primeira vez numa orquestra e onde conheci o meu primeiro e grande mestre da arte da percussão.”

Duo Clavis

Formado em 2011 pelos músicos paranaenses Marcello Casagrande (vibrafone) e Mateus Gonsales (piano), o Duo Clavis apresenta um repertório com arranjos de clássicos da música instrumental brasileira juntamente com composições inéditas, tanto autorais como composições encomendadas.

Através de seus timbres e texturas sonoras camerísticas resultantes do uso livre e criativo de improvisações, somando-se a sintonia da parceria musical de alto nível, vem recebendo elogios e aplausos do púbico em geral e do meio musical por suas intensas e sensíveis performances.

Trabalham no sentido de incentivar a criação e a divulgação do repertório da música brasileira instrumental, assim como contribuir para a divulgação de sua formação instrumental pouco convencional, que destaca o vibrafone e piano.

As influências da música brasileira dos grandes mestres Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Cesar Camargo Mariano, e de nomes do Jazz como Chick Corea, da música contemporânea são fontes fundamentais para sua sonoridade. O Duo Clavis tem como uma de suas características principais a utilização da improvisação como elemento essencial para a estruturação criativa de sua música. O novo, o inesperado, o silêncio… são alguns dos caminhos percorridos através da trilha sonora do Duo Clavis.

O Duo vem realizando diversos shows e concertos, fez sua estreia em 2011 na Série de música de câmara da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL); foi convidado a participar de varias edições dentro da programação artística do Festival Internacional de Música de Londrina; fez concertos na Série Palcos Musicais, e se apresentou por várias cidades do estado do Paraná em projetos do SESC e Sesi.

Em 2013, o Duo idealizou e realizou o projeto Duo Clavis – Concertos Itinerantes 2013 com patrocínio da COPEL, apresentando-se por diversas cidades do estado do Paraná. Em 2014 se apresentaram no VI Encontro Latino-Americano de Percussão na Universidade Federal de Uberlândia (UFU – MG) e realizaram concerto/masterclass na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 2015 foi lançado seu primeiro CD “Duo Clavis” com obras inéditas de compositores londrinenses dedicadas ao Duo, e de grandes nomes da música instrumental brasileira.

Em janeiro de 2016 se apresentaram no I Festival Só Vibras – Encontro de Vibrafones, realizado na Central das Artes em São Paulo, evento que reuniu os principais vibrafonistas brasileiros. Apresentaram concerto/masterclass no 14o. Festival Internacional de Percussão da Patagônia em General Roca, Argentina; em Nova York (USA) no Johnny Pacheco Latin music and Jazz Festival, e no NYC KoSA Percussion Day.

Em 2017 se apresentaram no VII Vibraciones – Festival Internacional de Vibrafone e Marimba – em Lima no Peru. Em 2017 em parceria com o Festival Internacional de música de Londrina apresentaram o Show “Um Encontro de timbres” junto ao acordeonista Toninho Ferragutti.

Asimp/Centro Cultural Sesi/AML



Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário