TV União Rádio União Impressas - PDF Interativo

Saúde • 09 de outubro de 2018 • 08h50

Comunidade da zona sul recebe palestra sobre câncer de mama

Atividade é gratuita e aberta à comunidade; ação faz parte do Outubro Rosa e é realizada pela rede de serviços da região sul A

 

Nesta quinta-feira (11), às 14 horas, a Rede Intersetorial do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Sul A, realiza uma palestra gratuita com o tema “O autocuidado com o câncer de mama”. A ação é aberta à comunidade e será realizada na Escola Estadual Carlos Mungo Genez, na Rua Dr. Gilnei Carneiro Leal, 150. Não é necessário se inscrever para participar.

 

A iniciativa é realizada em parceria com a Unimed Londrina e a palestra será ministrada pela enfermeira do local, Anna Mesquita. Ela vai discutir como identificar o câncer e quais cuidados a mulher deve tomar no dia a dia, inclusive o que fazer a ao detectar alguma anomalia no corpo, pelo autoexame das mamas.

 

A ação faz parte do Outubro Rosa, campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Além desta palestra, outras três estão previstas em diversos locais, nos dias 19, 25 e 31 deste mês, voltadas à saúde da mulher.

 

A coordenadora do CRAS Sul A, Clarissa Morales Rando, contou que este é o segundo ano consecutivo que a iniciativa é realizada. Segundo ela, o objetivo é informar as mulheres sobre a saúde delas, com foco na prevenção ao câncer de mama; informar como elas podem acessar os serviços e como podem fazer a prevenção em casa, divulgando o conhecimento entre as pessoas que convivem.

 

Dados

 

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde,no ano passado foram registrados em Londrina, 53 óbitos por câncer de mama e 19 por câncer de colo de útero. Este ano, até agora, foram contabilizadas 46 mortes por câncer de mama e 14 decorrentes de câncer de colo de útero.

Dayane Albuquerque/NCPML



Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário