TV União Rádio União Impressas - PDF Interativo

Saúde • 09 de outubro de 2018 • 08h50

UBS da Vila Ricardo realiza caminhada em prol do Outubro Rosa

Mulheres interessadas em realizar os exames preventivos de câncer de mama e de colo de útero podem agendar um horário na unidade de saúde mais próxima

 

Amanhã (10), a partir das 8 horas, o grupo de caminhada Viva Saúde do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), realizado nas Unidades Básicas de Saúde da Vila Ricardo e Fraternidade, realizará uma caminhada em prol da conscientização para a prevenção do câncer de mama. O retorno está previsto para as 11 horas.

 

O ponto de encontro para a caminhada será em frente à Unidade Básica de Saúde da Vila Ricardo (Rua Rosa Branca, nº 246), onde haverá um ônibus esperando pelo grupo. O veículo levará as pessoas até o Parque Municipal Arthur Thomas, onde eles devem caminhar pelo parque, fazer atividades físicas e conversar sobre as medidas preventivas do câncer de mama e de colo de útero. Para isso, vão participar dessa atividade a educadora física, psicóloga,fisioterapeuta, nutricionista e os agentes comunitários de saúde (ACS).

 

Os monitores do Parque Arthur Thomas também acompanharão a visita junto com os profissionais da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema). Além dessa atividade, durante este mês, a Unidade Básica de Saúde da Vila Ricardo vai intensificar as agendas para os exames preventivos de câncer de colo de útero e clínicos de mama. Panfletos também estão sendo entregues nas salas de espera para atendimento. No sábado, dia 20 de outubro, das 8h às 14h, a unidade também estará aberta para o “Dia D” de exames preventivos, sendo que já estão agendados 40 atendimentos.

 

A coordenadora da UBS Vila Ricardo, Márcia Brene, também lembrou que as mulheres que trabalham e não tem horário livre durante a semana, podem agendar um atendimento noturno na Policlína Municipal. Isso porque de 15 a 19 de outubro, das 19h às 22h, a Policlínica atenderá para o preventivo e exame clínico de mamas. As interessadas em agendar um horário de atendimento na Policlínica à noite ou durante a semana na UBS, devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

 

Na unidade da Vila Ricardo o preventivo é realizado duas vezes na semana, sendo nas segundas à tarde e nas quintas-feiras pela manhã. A mamografia é requerida para mulheres acima de 50 anos e quando necessário dado o aparecimento de algum fator de risco. Em Londrina, apenas nestes nove meses do ano, 46 mulheres faleceram devido ao câncer de mama e outras 14 por causa do câncer de colo de útero. No ano passado, foram registradas 53 mortes de mulheres por causa do câncer de mama e outras 19 devido ao câncer de colo de útero.

 

Outras atividades

 

Além do grupo de caminhada, a UBS da Vila Ricardo oferece grupos de tratamento para dores na coluna, com aulas com a fisioterapeuta do NASF; de apoio e conversa às mulheres; de alongamento, de reeducação alimentar e de estímulo à memória para pessoas acima de 60 anos. A caminhada faz parte da Campanha Outubro Rosa realizada pela Secretaria Municipal de Saúde.
Ana Paula Hedler/NCPML



Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário