Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Convidados vão discutir uma solução que não impeça o desenvolvimento do País nem empobreça os produtores de soja

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados discute na próxima quinta-feira (25) a Moratória da Soja, iniciativa que busca eliminar o desmatamento da cadeia produtiva da soja na Amazônia.

A audiência será realizada no plenário 6, a partir das 10 horas, a pedido da deputada Coronel Fernanda (PL-MT). Diversos produtores de soja e gestores do setor foram convidados para participar do debate.

Como funciona

O princípio da moratória, ensina a deputada, seria não comprar milho ou soja de propriedades dentro do bioma amazônico após julho de 2008, "ignorando mesmo aquelas áreas onde a abertura de áreas foi legalizada pelo Código Florestal", acrescenta.

Um sistema de checagem via satélite monitora o corte da mata, o produtor que desmata é identificado e vai para uma lista negra. "E as trades não podem mais comprar a produção daquela propriedade", explica.

Confira a lista completa

Aumento da desigualdade

Coronel Fernanda afirma que a Moratória da Soja busca proteger a floresta, mas acaba estagnando o desenvolvimento dos municípios.

"Ela cria uma divisão no campo econômico. Isso não só aumenta a desigualdade social e regional, mas também ameaça o direito de propriedade e o progresso econômico do nosso País", reclama.

Da Redação - ND/Agência Câmara de Notícias

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.