Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No próximo dia 5, a Embrapa Cocais - em parceria com a Prefeitura de São Mateus-MA e o Projeto Melhor Arroz - realizam dia de campo sobre cultivares de arroz BRS da Embrapa para o Maranhão, em especial para o sistema de sequeiro favorecido. Entre as cultivares, estão a BRS A 709, BRS A 704, BRS A 705, BRS A 706 CL e BRS A502, além de BRS Pampeira e BRS Catiana, O evento será na Fazenda Soledade, no município de São Mateus-MA.

O objetivo é mostrar o portfólio de cultivares de arroz da Embrapa para o sistema de sequeiro favorecido do estado. Segundo Carlos Santiago, analista da Embrapa Cocais, as cultivares são materiais com tolerância às principais doenças, resistência a acamamento, de excelente qualidade de grãos, inclusive industrial, e responsivos ao uso de alta tecnologia, com boas respostas em produtividade.

“As cultivares estão expostas em vitrine tecnológica no local do evento. Será um momento de discussão sobre a cadeia produtiva, desde o plantio até a industrialização e o mercado, e uma oportunidade de interação entre pesquisadores, produtores, industriais e sementeiros. A equipe técnica da Embrapa vai mostrar as características agronômicas, detalhes de manejo e posicionamento mercadológico de cada uma delas, mostrando o papel da ciência e tecnologia para o sucesso da lavoura”.

Arroz no Maranhão

 Presente todo dia na mesa dos brasileiros, o arroz entrou no Brasil pelo Maranhão trazido pelos portugueses. No passado, o Maranhão já foi o segundo maior produtor do Brasil. O estado atualmente é o quarto maior produtor nacional de arroz, o primeiro maior produtor do Nordeste e o maior consumidor per capta do produto no País. O grão é cultivado em mais de 200 dos 217 municípios maranhenses, em grande parte por agricultores familiares. O município de São Mateus é o principal produtor do estado.

Graças ao trabalho conjunto da Embrapa e parceiros públicos e privados¬, a rizicultura maranhense vem recuperando sua capacidade de produção e colhendo bons resultados do investimento em pesquisa, transferência de tecnologia e políticas públicas para incentivo ao cultivo e à melhoria da produtividade e qualidade dos grãos. Cultivares da Embrapa adaptadas para o estado e o manejo correto da cultura têm aumentado a produtividade média de arroz no Maranhão. As cultivares são avaliadas e recomendadas pela Embrapa.

Flávia Bessa /Embrapa Cocais

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.