Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O documentário paranaense "Noite e dia – Lima Barreto, obra & vida" foi indicado ao Prêmio ABC 2024 na categoria de Melhor Direção de Fotografia para Documentário Longa-Metragem. O prêmio é o mais importante de cinematografia do Brasil,  e é um reconhecimento dado pelos próprios profissionais atuantes na área de direção de fotografia.

A nomeação foi anunciada pela Associação Brasileira de Cinematografia em sua recente divulgação dos candidatos desta edição. Sob o roteiro e direção de Rodrigo Grota e com a direção de fotografia de André Senna, Anderson Craveiro e Carlos Ebert,  o filme foi produzido em Londrina pela Kinopus Audiovisual, e está disponível no catálogo do Curta On. A estreia oficial aconteceu na 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, em outubro de 2023.

Trata-se do primeiro documentário a ser produzido sobre o escritor, jornalista e cronista carioca Afonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922), uma das figuras centrais da literatura brasileira no século 20, autor de obras como os romances Recordações do Escrivão Isaías Caminha (1909) e Triste Fim de Policarpo Quaresma (1911). O documentário destaca as significativas contribuições de Lima Barreto à literatura brasileira, enfatizando a relevância de suas obras e pensamentos.

Fotografia

Produzido ao longo de cinco anos, “Noite e Dia” mescla material de arquivo, entrevistas e cenas ficcionais criadas a partir do universo literário do escritor. Cada uma das 12 cenas ficcionais intercala diferentes estéticas cinematográficas, todas criadas pelo fotógrafo André Senna e pelo colorista Bruno Baltarejo, proporcionando uma rica tapeçaria visual que reflete o universo da obra e da vida do autor.

Senna é formado em Cinema pela FAP/Unespar e responsável também pela Direção de fotografia do longa-metragem Bia Mais Um, exibido no Olhar de Cinema no ano de 2021 e recentemente em cartaz no Cine Passeio, e ficou conhecido pela cinematografia do videoclipe viral Oração, d' A Banda mais Bonita da Cidade e Léo Fressato.

Baltarejo atua há mais de uma década com pós-produção audiovisual como editor, colorista e animador em projetos de cinema e publicidade. Foi o colorista responsável por trabalhos como os longas Passagem Secreta e no documentário O Rio Negro São As Pessoas.

A próxima etapa do Prêmio ABC, que é a votação, ocorre entre 21 de abril e 10 de maio.

Julliana Bauer/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.