Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Vicente Castro Spagnuolo é a pessoa que emprestou mais obras na rede de bibliotecas públicas municipais em 2023

Vicente Castro Spagnuolo é um menino londrinense de 7 anos que emprestou 332 livros na Biblioteca Especializada Infantil no ano passado. Ele foi a pessoa que pegou mais obras emprestadas na rede de bibliotecas públicas municipais de Londrina entre janeiro e dezembro de 2023, segundo dados da Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

Vicente gosta de ler livros infantis e gibis, muitos dos quais a sua família encontra na Biblioteca Infantil, localizada na Praça 1° de Maio, 110, Centro. Sua mãe, a professora de História Luciana Santos de Castro, afirma que a Biblioteca Infantil tem sido fundamental para incentivar o hábito de leitura do filho, por conta do seu acervo variado e por permitir o acesso a uma grande quantidade de livros. A família vai à Biblioteca com frequência e empresta vários livros de uma vez, usando os cadastros do filho, da mãe e do pai.

Conforme Castro, ler estimula a criatividade e a imaginação. Ela destacou que a leitura causa um grande impacto na vida escolar de Vicente. “Ele tem mais criatividade para escrever histórias, mais repertório nas produções de texto, domina assuntos diversos e tem mais concentração”, afirmou.

O interesse pela leitura é algo compartilhado pela família. Castro lê com seu filho quase todas as noites. “Somos uma família de leitores”, pontua.

Porém, Vicente também lê sozinho. No momento, ele está interessado nos gibis da Turma da Mônica, os quais empresta da Biblioteca Infantil. Seu personagem favorito dessa série de revistas em quadrinhos é o Cebolinha.

Vicente contou que também gosta de criar suas próprias histórias e jogos de tabuleiro. “Gosto de ler, jogar futebol e brincar com meus amigos e primos. Se eu fosse escrever um livro ou gibi, seria uma história de aventura”, disse.

De acordo com a diretora de Bibliotecas da SMC, Leda Araújo, as Bibliotecas Públicas têm a função de oferecer acesso à leitura e à informação para toda a população. “Através da Biblioteca Infantil, nós trabalhamos com as crianças porque acreditamos que é desde a mais tenra idade que se deve trabalhar a formação de um leitor crítico e reflexivo”, apontou.

Araújo frisou que diversos projetos são realizados com o intuito de trazer a comunidade para dentro das Bibliotecas, incluindo contações de histórias que buscam incentivar a leitura entre as crianças.

Como emprestar livros

Para pegar livros emprestados em qualquer uma das Bibliotecas Públicas Municipais, é necessário fazer cadastro em uma delas, apresentando documento pessoal e comprovante de residência. Cada pessoa pode pegar três livros por vez, com o prazo de 15 dias para devolução.

Fernanda Ortenzi/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.