Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O "Aparecida Debate" desta terça-feira (16/4), às 21h30, vai falar sobre um gesto de amor que pode mudar a vida de famílias e crianças abandonadas: a adoção. No programa da TV Aparecida, os jornalistas Rafaela Lourenço e Eduardo Miranda vão entrevistar convidados sobre o tema.

A produção levantou dados do Conselho Nacional de Justiça, mostrando que, em 2018, cerca de 47 mil crianças e adolescentes se encontravam em situação de acolhimento. Ou seja, a espera de uma nova oportunidade, de um novo lar, de uma nova família. E a realidade não muda muito para 2024: são 4.406 crianças disponíveis para adoção e mais de 36 mil pretendentes.

Com base nesses dados, o programa abordará o seguinte questionamento: por que ainda existem tantas crianças sem uma família, já que o número daqueles que desejam adotar é muito maior dos que estão disponíveis para adoção? Para falar sobre esse tópico, a produção vai entrevistar Marcos Edwagner Salgado dos Santos, professor e mestre em Direito pela UNITAU (Universidade de Taubaté).

O “Aparecida Debate” ainda vai trazer dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, atualizados em março deste ano. Entre os 4.511 crianças prontas para adoção, 1.338 eram brancas (29,7%), 2.360 pardas (52,3%), 740 negras (16,4%). Desses, 2.062 eram do sexo feminino e 2.449 do masculino. E para debater o acompanhamento às famílias e o papel do conselho tutelar, a convidada é a conselheira tutelar de São José dos Campos (SP), Ana Gabrielle Braga Cabral.

E finalizando, a produção discutirá o assunto pela vertente dos apoios, informações e auxílios necessários para as famílias, tanto as que já adotaram e principalmente aquelas que pretendem adotar. Para entender esse universo de amor e desafios, os apresentadores conversam com Jussara Marra, Presidente da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção.

Vera Jardim/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.