Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Paraná (CEDM) promoveu nesta semana dois encontros em Londrina, no Norte do Estado, cidade escolhida para sediar as reuniões ampliadas e descentralizadas. Esta é a terceira vez desde a criação do Conselho, há 10 anos, que o encontro ocorre fora da Capital.

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Paraná (CEDM) promoveu nesta semana dois encontros em Londrina, no Norte do Estado, cidade escolhida para sediar as reuniões ampliadas e descentralizadas. Esta é a terceira vez desde a criação do Conselho, há 10 anos, que o encontro ocorre fora da Capital.

A primeira reunião, na terça, teve representantes de 121 municípios da Macrorregião de Londrina. O objetivo foi apresentar aos novos conselhos municipais as atribuições, estrutura, procedimentos e outras ações pertinentes ao colegiado.

Um dos destaque foi que em 2023 houve alta de 114% no número de Conselhos Municipais após a primeira temporada da Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres, com 10 encontros regionais. “Uma agenda como essa é extremamente importante porque estamos construindo uma nova história para as mulheres paranaenses”, afirmou a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte. “A participação popular, da sociedade, o controle social, é fundamental para que tudo aquilo que está sendo feito hoje não seja apenas uma política de governo, mas de Estado”.

Os representantes municipais participaram ativamente da reunião do Conselho para entender a dinâmica e ritos. Também foi realizada a capacitação das novas conselheiras municipais que assumiram recentemente os mandatos.

A presidente municipal do Conselho da Mulher em Londrina, Sueli Galhardi, afirmou que a descentralização é necessária para o fortalecimento das políticas públicas. “É fundamental o trabalho que vem sendo feito juntamente com o Conselho Estadual e a Semipi porque permite a troca de experiências. Precisamos fazer outros momentos como este para avançar nas políticas no Estado”, disse.

Já a reunião ordinária descentralizada do colegiado, nesta quarta-feira (10), permitiu que as conselheiras municipais pudessem acompanhar como funciona o órgão estadual, tirar dúvidas e fazer sugestões, mas sem poder de voto.

O encontro fora da Capital era uma solicitação antiga que passou por aprovação de todos os membros. “Trabalhamos o projeto de formação de conselho para que as representantes municipais conheçam como funciona a discussão da política para a mulher no Estado”, explicou Rosalina Batista, conselheira que atua na mobilização e uma das pioneiras na luta dos direitos das mulheres.

Conselho

A nova gestão do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM/PR) é composta por 13 conselheiras governamentais titulares e 13 conselheiras titulares representantes da sociedade civil.

A eleição das novas representantes aconteceu no dia 11 de outubro, de forma digital. A diplomação pública foi em 30 de outubro com cerimônia em Curitiba.

A nova composição possui marcos históricos no Paraná. A conselheira Ivanete Paulino Xavier, da Rede Mulheres Negras, foi eleita como a primeira presidente negra. Bruna Ravena Braga dos Santos também é a primeira conselheira transexual, da Associação de Travestis e Transexuais, e a venezuelana Rockmillys Basante Palomo, da Ação Social Irmandade sem Fronteiras, é a primeira conselheira imigrante.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.