Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Grupo solicitado por Mara Boca Aberta fiscalizará os motivos do atraso da obra e das paralisações dos funcionários

Com 17 votos favoráveis, 1 contrário e uma ausência, a Câmara Municipal de Londrina aprovou, na sessão de ontem (12), a criação da Comissão Especial (CE) de Fiscalização e Acompanhamento da Obra da Trincheira da Leste-Oeste. A solicitação da CE partiu da vereadora Mara Boca Aberta (sem partido), por meio do requerimento nº 157/2024. Conforme o documento, a comissão especial terá como finalidade fiscalizar e investigar os motivos do atraso da obra, das paralisações de funcionários, de suposta malversação de dinheiro público e dos aditivos financeiros e de prazo.

O requerimento indica o prazo de 90 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 30, para a conclusão dos trabalhos da comissão, que deverá ser composta por três membros que serão indicados pelo Colégio de Líderes, garantida a participação da vereadora autora do requerimento.

Essa não foi a primeira vez em que a vereadora Mara tentou implantar a comissão. Em 21 de março de 2023, requerimento semelhante foi rejeitado com 8 votos contrários e 6 favoráveis (eram necessários ao menos 10 votos favoráveis). “Mais uma vez coloquei o requerimento de criação dessa comissão, porque realmente tenho interesse de acompanhar aquela obra da trincheira. Tenho passado ali todos os dias, porque é o meu caminho e há muita reclamação. Está parada a obra. Lá atrás houve a recomendação do Ministério Público, que viu a necessidade de se colocar mais funcionários para que a obra andasse e, infelizmente, o número de funcionários que tenho visto é insuficiente. E os que estão, diante de acordos com a empresa, esses acordos não estão sendo cumpridos, como pagamento de Fundo de Garantia, rescisões”, afirmou a vereadora.

Desta vez, o único vereador a votar contra a criação do grupo foi Eduardo Tominaga (PSD), líder do prefeito na Câmara. A vereadora Prof.ª Flávia Cabral não participou da sessão. “Entendo os problemas que a obra já teve. […] Mas considero que o timing para a montagem dessa comissão, nesse momento, é inadequado. Temos as comissões adequadas para passar essa comissão e o vereador, individualmente, pode fazer pedidos de informação, solicitar reuniões, convidar, convocar”, afirmou Tominaga. Segundo o Portal da Transparência da Prefeitura, a empreiteira contratada pela Prefeitura concluiu 87,09% da obra do túnel das avenidas Leste-Oeste e Rio Branco.

Marcela Campos/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.