Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Marília Favinha, da Universidade de Évora, veio a Londrina para participar de evento nacional sobre leitura e práticas pedagógicas desenvolvidas em tempos de pandemia e pós-pandemia

Na sexta-feira (12), o prefeito de Londrina em exercício, João Mendonça, participou de uma reunião em seu gabinete com a professora do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora, em Portugal, Marília Favinha. Também estiveram presentes a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, o secretário municipal de Governo, João Luiz Esteves, e a professora Heloísa Botelho, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Favinha chegou a Londrina no sábado (6), tendo vindo à cidade para participar do II Colóquio Nacional de Leitura e Práticas Pedagógicas Desenvolvidas nas Escolas em Tempos de Pandemia e Pós-Pandemia da Covid-19. Promovido conjuntamente por diferentes instituições de ensino superior, incluindo a UEL, o evento foi realizado on-line, através da plataforma Google Meet, entre terça-feira (9) e sexta-feria (12).

A docente portuguesa ministrou a conferência de encerramento da programação, intitulada “Práticas de leitura desenvolvidas nas escolas localizadas em Portugal, no período de pandemia e pós-pandemia”.

Além de participar do colóquio, Favinha deu aulas para alunos de cursos de graduação e pós-graduação em pedagogia e psicologia. Também compareceu a reuniões com as equipes administrativas e pedagógicas da UEL.

O prefeito de Londrina em exercício, João Mendonça, afirmou que esse intercâmbio educacional é altamente benéfico para o município. “O ensino é a base do desenvolvimento de uma sociedade, e por isso temos priorizado os investimentos na rede municipal e a aproximação com outras instituições, como a UEL”, disse.

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, destacou que é muito positivo que Londrina possa receber uma pesquisadora e professora tão experiente quanto Favinha, que atua na Universidade de Évora, uma instituição tradicional, com quase 500 anos de história.

“O tema das práticas para estimular e desenvolver a leitura dos alunos no pós-pandemia é um assunto de alta relevância, e através de encontros como esse Londrina permanece conectada ao que há de mais avançado na área da educação”, afirmou Moraes.

Favinha contou que já havia colaborado anteriormente com professores e pesquisadores da UEL, mas ainda não tinha estado na universidade. “Já havia vindo várias vezes ao Brasil, mas essa é a minha primeira vez em Londrina. Achei a universidade muito organizada e com uma excelente dinâmica de produção científica. Gostei muito da cidade; é grande, tranquila e inovadora, e vê-se que desenvolve muitos programas sofisticados na área da educação”, pontuou.

Segundo o secretário municipal de Governo e procurador-geral do Município, João Luiz Esteves, que também é professor do departamento de Direito Público da UEL, Londrina tem se consolidado cada vez mais como um polo educacional em âmbito nacional. “Esse encontro entre a Prefeitura, a UEL e a professora Marília demonstra a união de forças que trabalham pela melhoria da educação em Londrina. É salutar que estejamos discutindo aqui as questões relativas à recuperação do ensino e do desenvolvimento dos alunos no pós-Covid. Mais uma vez, Londrina se mostra antenada às questões atuais”, concluiu.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.