Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As inscrições são gratuitas e ficam abertas até 15 de abril; os dois editais trazem oportunidades para atrações artísticas e exposição e comercialização de livros  

Os amantes da literatura poderão desfrutar de uma nova festa inteiramente dedicada a essa arte em Londrina. Para participar do evento, a 1° Festa Literária de Londrina (FLIL) está com dois editais abertos à comunidade de Londrina e região. Destinados à participação de atrações artísticas e exposição e comercialização de livros, as inscrições são gratuitas e vão até as 18h do dia 15 de abril.

Com o objetivo de movimentar a cena literária, os editais contemplam uma série de oportunidades. O edital das atrações artísticas é destinado a músicos, contadores de história, escritores e artistas interessados. Dividido em 3 categorias – Apresentação musical, Contação de História e Sarau – a seleção ocorrerá por meio da avaliação da qualidade artística, diversidade e relação com as linguagens literárias apresentadas pelas propostas. Os selecionados serão avisados via telefone ou e-mail, e por meio das redes sociais do projeto (@festaliterarialondrina). Para realizar as inscrições e obter mais detalhes sobre o edital, consulte o edital.

Já o edital dos expositores e comerciantes de livros são destinados a todas as livrarias, editoras, escritores independentes, coletivos culturais e artistas gráficos interessados. Serão oferecidas mesas e cada expositor poderá levar, além dos materiais a serem comercializados, um banner e dois expositores verticais. Para expor seus produtos, os expositores deverão concordar com a doação de 10% das vendas em livros para a Biblioteca Pública de Londrina, que serão solicitados ao fim do festival. Mais informações sobre os critérios e inscrições estão disponíveis no edital.

Segundo um dos integrantes da comissão organizadora do FLIL, Rafael Silvaro, as inscrições serão selecionadas de acordo com as propostas e a organização das atividades da festa. “Os critérios de seleção vão estar atrelados principalmente à originalidade e também à movimentação literária. O trabalho precisa estar dentro de um viés cultural”, explicou.

Silvaro comentou que as expectativas da equipe em relação à participação da comunidade londrinense são de que a população possa participar ativamente, atraindo não só interessados em arte no geral, mas também os demais públicos. “A gente quer que a comunidade, mesmo interessada em arte e cultura, também reconheça a importância do festival. Do mesmo jeito que a cidade tem festival de teatro, festival de música, a literatura também é importante nesse cenário.”, salientou o organizador.

O organizador ressaltou ainda que o edital visa não apenas aumentar a visibilidade e as oportunidades no cenário local, mas também contribuir para o currículo e histórico profissional dos participantes. Além disso, ao pagar cachês, reconhece-se a importância das manifestações artísticas dos participantes.

Festa Literária de Londrina

A primeira Festa Literária de Londrina ocorrerá nos dias 14 e 15 de junho, das 13h às 19h e das 10h às 17h, respectivamente. Sua programação é composta por uma feira de livros, bate-papos, programação artística e três oficinas formativas que visam preparar escritores para a profissionalização.

Com o vislumbre de uma cidade que vem há 10 anos crescendo no mercado literário, os idealizadores da FLIL viram a urgência que as festas e feiras literárias em Londrina necessitavam. Como forma de facilitar o acesso à comunidade, a Biblioteca Pública foi escolhida como sede do evento.

As três oficinas formativas serão realizadas três semanas antes do evento oficial, a partir do dia 27 de maio. Com a duração de quatro dias cada, a primeira oficina abordará a preparação de livros e textos originais que não tenham sido publicados pelos escritores.

A Festa Literária de Londrina conta com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina (Promic).

Manu Barioni/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.