Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atividade ocorre nesta sexta-feira (12), na Praça Pedro Pezzarini, com alunos da Escola Municipal Andrea Nuzzi

A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) realiza, em parceria com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), uma ação educativa para sensibilizar o público sobre a importância do respeito e cuidado com os animais. A atividade irá ocorrer nesta sexta-feira (12), às 15h30, na Praça Pedro Pezzarini, no bairro Igapó, região sul. Essa iniciativa compõe a programação da campanha Abril Laranja, definindo o mês como voltado à prevenção contra a crueldade animal.

O encontro terá a participação dos alunos do 1º ano da Escola Municipal Andrea Nuzzi, em um local de interação com a natureza como forma de ocupar espaços públicos e incentivar o desemparedamento escolar.

A coordenadora da escola, Louana Castro, apontou a importância de conscientizar as crianças quanto aos cuidados com animais. “Essa ação da Sema veio para acrescentar muito na vida dos alunos, pois a maioria deles tem animais em casa e isso vai ajudá-los a ter mais responsabilidade com essas vidas”, disse. A escola também possui um projeto de conscientização, onde os alunos do 1º ano aprendem cuidados com pequenos animais, cuidando de abelhas sem ferrão e cultivando jardim para elas.

Este momento será aberto com uma roda de conversa com a assessora médica veterinária da CMTU, Fernanda Dias, que responderá perguntas elaboradas previamente pelos alunos, a partir de discussões sobre o tema realizadas em sala de aula. “Ações educacionais como essa são de suma importância, pois trabalham na área da prevenção, buscando a conscientização para agir antes da prática”, ressaltou Dias. Serão também apresentadas orientações e esclarecimentos sobre cuidados básicos, alimentação adequada e posse responsável, além da importância da castração. Para auxiliar na experiência, haverá a presença de um cachorrinho, com o qual os participantes poderão interagir, incentivando o respeito aos animais.

Após isto, a contadora de histórias Flavia Harue narrará um conto sobre a importância da empatia e amor pelos animais, transmitindo valores de respeito e responsabilidade para as crianças. Haverá também uma oficina de confecção de dobradura de cachorro, servindo como registro do encontro. Assim, por meio de diferentes atividades e ações, o Abril Laranja busca se consolidar como um momento de reflexão e engajamento em prol da proteção e bem-estar dos animais.

“A ação foi pensada nas crianças porque elas são o maior público atendido pela Secretaria, além de terem um grande potencial de transmitir as informações que aprendem para seus familiares”, afirmou o professor da assessoria de Educação Ambiental da Sema, Valdir de Oliveira.

Tanto no projeto Descobrindo o Parque quanto no Biblioteca Móvel, que são atividades realizadas o ano todo pela Sema, será aberto um espaço de reflexão sobre o Abril Laranja, ressaltando também os cuidados com animais silvestres para evitar doenças.

Como denunciar

Caso presencie alguma ação de maus tratos a animais, faça sua parte e denuncie. O processo pode ser feito através do formulário no link https://portal.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_rsform&view=rsform&formId=70.

Gabriel Navas/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.