Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Iniciativa do Sebrae/PR e PTI foi lançada durante o Smart City Expo Curitiba

Mesmo com pouco tempo de lançamento, o Programa Cidade Inteligente teve uma adesão acima das expectativas por parte dos municípios paranaenses. A iniciativa é realizada em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e  foi apresentada durante o Smart City Expo Curitiba. A chamada pública do Programa contou com a participação de 13 municípios: Apucarana, Dois Vizinhos, Doutor Camargo, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Goioerê, Guarapuava, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Paranavaí, Ponta Grossa e São Miguel do Iguaçu.

Após a adesão, deve ser iniciada a etapa de contratação por parte dos gestores municipais. Segundo Rubens Palma, coordenador de Políticas Públicas do Sebrae/PR, a participação superou a estimativa inicial.

“A proposta do Sebrae é de estimular o desenvolvimento de políticas públicas por meio do Programa. Muitas instituições estão fazendo curso, capacitação, para entender o que é esse conceito. E nós trabalhamos direto na sua implementação. Esperamos que todos esses municípios interessados possam finalizar essa fase em tempo hábil para que iniciemos o projeto ainda neste ano”, afirma.

À serviço da população

O Programa será aplicado pelo Sebrae/PR e PTI, de forma subsidiada, para atualizar os municípios a respeito dos conceitos e tecnologias que melhoram a vida de seus habitantes. Trata-se de uma forma de potencializar os espaços urbanos e os serviços públicos com inovação e tecnologia, oferecendo assim um atendimento de maior qualidade à população. A metodologia conta com seis etapas de implementação: diagnóstico de maturidade; sensibilização e capacitação; planejamento; governança; implementação; e monitoramento e controle.

Jonhey Nazario Lucizani, gerente do Núcleo de Inovação Tecnológica do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), destaca a importância da parceria entre a instituição e o Sebrae/PR para promover a articulação e governança do Programa Cidade Inteligente.

 “O Sebrae/PR é bem-sucedido na execução de vários programas voltados para atualização, gestão e desenvolvimento de pequenos negócios. Como nós, do PTI, trabalhamos de forma atuante na parte de desenvolvimento de tecnologias, diagnósticos e relatórios, o Sebrae/PR complementa com todo esse processo de interação junto aos municípios, definição dos planos de ações, seleção dos governantes municipais, para que possamos juntos estruturar o Programa Cidade Inteligente”, diz.

Segundo Rubens Palma, o Programa envolve ainda a formação de comitês com servidores e empresários dos municípios participantes para conhecer locais onde os projetos são aplicados.

 “Temos desde viagens de benchmarking para levar empreendedores para conhecer locais, cidades que adotam essa prática, além de uma preparação para formar um comitê que vai cuidar da pauta específica de cada um desses municípios integrantes do projeto”, esclarece.

Melhoria dos indicadores

Gestores municipais da cidade de Ponta Grossa vislumbraram uma boa oportunidade e aderiram ao Programa Cidade Inteligente. Para Tônia Mansani, presidente da Agência de Inovação de Desenvolvimento de Ponta Grossa e coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação da prefeitura do município, a iniciativia vai ao encontro dos temas trabalhados na cidade.

“Os setores trabalhados no Programa convergem com a política de desenvolvimento municipal, quando falamos do apoio a micro e pequena empresa, que correspondem a 96% dos negócios ativos no município”, salienta.

Segundo a gestora, a expectativa é de que a participação no Programa reflita na melhoria dos indicadores do município.

“Que possamos trabalhar com produtos que têm indicadores alcançáveis, principalmente de curto prazo. Esperamos que a população possa enxergar melhorias e a construção de uma cidade inteligente baseada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [ODS], da Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico [OCDE], quando você coloca o cidadão no centro da gestão”, conclui.

Fortalecimentos das políticas públicas

Londrina, um dos municípios que também aderiu ao Programa Cidade Inteligente, encontrou na iniciativa uma oportunidade de fortalecer suas políticas públicas em prol da população.

“O município de Londrina vive um momento muito significativo, com ações estratégicas e projetos inovadores acontecendo nas diversas áreas da cidade, por esforço conjunto das entidades públicas e privadas. A oportunidade vem ao encontro dos objetivos do município para que as políticas públicas de inovação sejam perenes e fortalecidas”, explica o secretário de Governo João Luiz Esteves.

“Nossas expectativas são altas, tanto na oportunidade de trocar experiências e aprender com as cidades participantes, bem como de alavancar nossos resultados na implementação de melhorias no ambiente de negócios para que as empresas de Londrina se fortaleçam, que gerem mais empregos, e, consequentemente, mais desenvolvimento para a cidade de Londrina. O impacto positivo na população é oferecer uma cidade conectada, que promove a inovação e o desenvolvimento, para que todos tenham melhor qualidade de vida”, antecipa o secretário.

Sebrae/PR no Smart City

Além do lançamento do Programa Cidade Inteligente, o Sebrae/PR esteve presente durante os três dias do Smart City Expo Curitiba. Realizado entre 20 e 22 de março, na capital paranaense, foram recebidos cerca de 1.600 visitantes no estande da instituição.

No espaço foram promovidos conteúdos e palestras sobre a participação e o papel dos pequenos negócios durante a formação de uma cidade inteligente. Outros temas trabalhados também foram o acesso ao crédito, as compras públicas e a utilização de Inteligência Artificial.

Ainda aconteceu o lançamento do Link – Curitiba e Região Metropolitana, uma jornada de inovação aberta para promover a conexão entre pequenos negócios e grandes empresas. O foco é a busca por soluções e no desenvolvimento e conversão de negócios.

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.