Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ao todo, serão investidos mais de R$ 12,7 milhões em 24 obras, das quais 18 contam com recursos da Secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e do Fundo Paraná. As outras receberam recursos do Fundo Nacional de Educação.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) está executando uma série de obras nas suas três unidades: Bandeirantes, Jacarezinho e Cornélio Procópio. Algumas das intervenções, que visam ampliar os serviços oferecidos à comunidade interna e externa da instituição, têm previsão de término no primeiro semestre de 2024. Ao todo, serão investidos mais de R$ 12,7 milhões em 24 obras, das quais 18 contam com recursos da Secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e do Fundo Paraná. As outras receberam recursos do Fundo Nacional de Educação.

Em Jacarezinho, está em construção a Central de Laboratórios e o bloco de quatro salas do novo câmpus. Também já estão em obras as reformas das quadras poliesportivas do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e da pista de atletismo do Centro de Ciências da Saúde. O Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação receberá uma quadra de vôlei de areia, que será a novidade do espaço já em 2024.

O diretor da unidade, Luiz Fernando Kazmierczak, destaca que esses são investimentos são muito aguardados pela comunidade acadêmica. “Logo essas obras estarão à disposição da comunidade. Isso reflete uma preocupação tanto da Seti quanto da Reitoria com a instituição”, disse.

Em Bandeirantes, as obras da sala da Central de Pós-Graduação e Pesquisa e das quadras poliesportivas também já foram iniciadas. A Central de Pós-Graduação dará suporte ao Programa de Pós-Graduação Associado em Enfermagem em Atenção Primária à Saúde (PPGEnf-APS), ao Núcleo de Estudos de Agroecologia e Território (NEAT) e à Central de Laboratórios Multiusuários da UENP (CLMU). O Núcleo de Equoterapia também está ampliando sua infraestrutura. 

“Elas trarão importantes melhorias para a vida acadêmica, com apoio às atividades de pesquisa, de ensino e de extensão”, afirmou o diretor da unidade, Ricardo Castanho Moreira.

Já em Cornélio Procópio, as obras e manutenções prediais incluem desde a quadra de areia e a reforma da quadra poliesportiva até o reservatório elevado. “A comunidade acadêmica receberá um novo bloco de salas, o reservatório de água, o planetário, a casa de vegetação, assim como a comunidade externa também usufruirá dos espaços, como as duas quadras esportivas”, observou a diretora da unidade, Vanderléia da Silva Oliveira.

“Firmamos diversos convênios para poder executar essas obras, com o principal objetivo de trazer maior qualidade para nossos estudantes, além do corpo docente e técnico da UENP. Para além disso, a comunidade da região abrangida pela universidade também será beneficiada com a conclusão das obras, seja por meio de espaços de atendimento à população ou por meio de espaços para prática esportiva”, disse o reitor da UENP, Fábio Antonio Neia Martini.

Nova Clínica De Fisioterapia

Outra obra em execução, a nova Clínica de Fisioterapia da UENP, em Jacarezinho, está em fase de finalização. Os recursos são da Secretaria de Saúde do Paraná. O projeto arquitetônico da Clínica tem a área de 1.744 m² e as novas instalações contarão com sala de recepção, espaços administrativos, sanitários acessíveis, vestiários, salas de avaliação e piscina coberta e aquecida para as práticas de hidroterapia, além de ambientes especializados nas áreas de cardiologia, pneumologia, neurologia, pediatria, gerontologia e ortopedia.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.