Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

“Pergunto ao presidente Lula e a seus companheiros do PT: o que estamos fazendo objetivamente para gastar menos, para cortar despesas? ”, questionou o senador Oriovisto Guimarães (Podemos/PR), da tribuna do plenário ontem (16/4). Para o senador, ao deixar de lado o superávit e anunciar a meta fiscal zero para 2025, o governo está admitindo que vai continuar gastando: “Faço um elogio ao ministro Fernando Haddad que disse, em evento público, que ‘se gastar mais do que arrecada, o Brasil não consegue crescer’. Ele está correto, mas infelizmente o PT e seu presidente não são conscientes”.

De forma didática, Oriovisto colocou os números na ponta do lápis para mostrar que o déficit primário do país vai continuar existindo: “O Brasil tem um PIB de R$10 trilhões e uma dívida que corresponde a 73% desse total. Chega o fim do ano, e o governo só conta o déficit, não os juros da dívida que chegam a R$2 bilhões por dia. Por isso ninguém quer investir no país”. Segundo o senador paranaense, se continuar com a sanha arrecadatória, em vez de cortar despesas, o resultado vai ser mais inflação: “Aqui no Congresso, também precisamos de juízo. Querem votar a volta dos quinquênios. Ninguém sabe o impacto fiscal disso, mas vai ter um efeito direto no caixa da previdência”.

Veja o vídeo:  https://youtu.be/I7Gl-l9c9Ts?feature=shared

Ascimp/Senador Oriovisto Guimarães

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.