Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 5,34-42)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 34 um fariseu chamado Gamaliel, levantou-se no Sinédrio. Era mestre da Lei e todo o povo o estimava. Gamaliel mandou que os acusados saíssem por um instante.

35 Depois disse: “Homens de Israel, vede bem o que estais para fazer contra esses homens. 36 Algum tempo atrás apareceu Teudas, que se fazia passar por uma pessoa importante, e a ele se juntaram cerca de quatrocentos homens. Depois ele foi morto e todos os que o seguiam debandaram, e nada restou.

37 Depois dele, no tempo do recenseamento, apareceu Judas, o galileu, que arrastou o povo atrás de si. Contudo, também ele morreu e todos os seus seguidores se dispersaram. 38 Quanto ao que está acontecendo agora, dou-vos um conselho: não vos preocupeis com esses homens e deixai-os ir embora. Porque, se este projeto ou esta atividade é de origem humana será destruído. 39 Mas, se vem de Deus, vós não conseguireis eliminá-los. Cuidado para não vos pordes em luta contra Deus!” E os membros do Sinédrio aceitaram o parecer de Gamaliel.

40 Chamaram então os apóstolos, mandaram açoitá-los, proibiram que eles falassem em nome de Jesus, e depois os soltaram. 41 Os apóstolos saíram do Conselho muito contentes por terem sido considerados dignos de injúrias, por causa do nome de Jesus. 42 E cada dia, no Templo e pelas casas, não cessavam de ensinar e anunciar o evangelho de Jesus Cristo.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório Sl 26(27),1.4.13-14 (R. cf. 4ab)

— Ao Senhor eu peço apenas uma coisa: habitar no santuário do Senhor.

— Ao Senhor eu peço apenas uma coisa: habitar no santuário do Senhor.

— O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu temerei?

— Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo.

— Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!

Evangelho (Jo 6,1-15)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus. (Mt 4,4b)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1 Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades. 2 Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3 Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com seus discípulos. 4 Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.

5 Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?” 6 Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. 7Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”.

8 Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9 “Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?” 10 Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens.

11 Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. 12 Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!”

13 Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. 14 Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”. 15 Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia (Padre Gustavo Viaro)

Jesus é o único capaz de saciar a sua fome e sede de Deus

Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes.  Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!” (João 6,11-12)

Amado irmão e irmã, neste Itinerário Pascal que nós estamos vivendo, essa leitura do Evangelho nos mostra aquilo que Jesus tinha já em seu coração, doar a sua vida por amor a tantos, para alimentar nosso coração com seu próprio corpo, e com seu próprio sangue. Aqui, o Evangelho mostra aquela multidão que seguia Jesus e os discípulos que O acompanhavam, e Jesus que se compadece, que tem compaixão e olha aquele povo está escravo, com fome e sem rumo. Mas Jesus pede para os discípulos: “Trazei os pães e trazei os peixes”, e os discípulos ficaram incomodados porque a multidão era tamanha e os alimentos eram poucos.

Mas Jesus queria mostrar e abrir a inteligência dos discípulos e daquele povo que ali estava, porque Ele é o único que pode saciar a nossa fome e a nossa sede de justiça. E por isso, meu irmão e minha irmã, quando Jesus abençoa os pães e os peixes, Ele está, ali, realizando o sinal daquilo que Ele realizou por nós na Paixão, na Sexta-feira da Paixão, onde Ele se entrega por amor a cada um de nós. E, ali, Jesus se entrega para que a nossa fome e a nossa sede de Deus possam ser saciadas. 

Não buscamos nos alimentar d’Aquele que pode saciar a nossa fome e a nossa sede de Deus

Mas quantas vezes nós temos buscado, em outros lugares, em outras denominações, aquilo que não pode saciar o coração do homem! Jesus é o único que pode saciar o coração do homem, e por isso Ele é o único que pode alimentar essa fome e sede que todos nós trazemos. E onde acontece isso, meu irmão e minha irmã? Na Eucaristia. Por isso, neste tempo Pascal, quanto mais nós buscarmos a Eucaristia, quanto mais buscarmos Jesus através da adoração, seremos saciados. 

Como é que está o seu coração hoje? Como é que você tem alimentado a sua alma, o seu coração? Você tem alimentado das coisas supérfluas que o mundo lhe oferece, em vez de acolher aquilo que não passa, que é a Eucaristia, que nos leva à compreensão deste transbordamento do amor de Deus para cada um de nós? Devemos ter a consciência de que somos alimentados pelo Pão descido do Céu, d’Aquele que ressuscitou dos mortos para nos trazer vida. E quantos de nós vivemos como anêmicos, espiritualmente, porque não buscamos nos alimentar d’Aquele que pode saciar o nosso coração, a nossa fome e a nossa sede de Deus! Só Jesus pode realizar isso!

Hoje, quero convidar você a abrir mesmo seu coração e deixar que, por meio da Eucaristia, por meio da Palavra de Deus, o seu coração agora seja robustecido pela fé, a fé na Eucaristia. Jesus, ao abençoar os peixes e os pães, mostra o verdadeiro sinal daquilo que Ele realizaria nos dando a vida, a vida eterna, a vida na Eucaristia. Que Deus o ajude, meu irmão e minha irmã, a compreender que só Jesus pode alimentar a nossa fome e a nossa sede de Deus. Quero pedir sobre você essa bênção para selar tudo aquilo que Deus falou ao seu coração! 

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.