Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Professor de Agronomia da Unopar apresenta o que deve acontecer no setor nos próximos anos.

A agricultura e o setor de alimentos do Brasil são reconhecidos como os mais bem sucedidos do planeta. E não é à toa: além das contribuições históricas do setor para a população brasileira, o agronegócio se mostrou resiliente durante a pandemia da Covid-19, e desempenhou papel importante garantindo alimento à população. Considerado serviço essencial durante o período de restrições de atividades, o agronegócio foi o setor da economia menos afetado pela pandemia e é ele que detém o poder de diminuir os efeitos da crise. Mas apesar de ter respondido bem aos desafios do último ano, o segmento não deverá sair ileso das mudanças que o futuro reserva no pós-pandemia e pode passar por algumas mudanças.

Quem elenca as principais tendências futuras do setor é o coordenador do curso de Agronomia da Unopar, Wesley Machado:

Destaque internacional

O potencial produtivo do campo brasileiro é alto e o país pode aproveitar o momento para crescer. Países que não têm a agricultura tão fortalecida como o nosso podem levar mais tempo para se recuperar dos impactos da crise atual e o agronegócio brasileiro, que não foi tão afetado, deverá ser mais visado para atender demandas nacionais e internacionais nos próximos anos.

Crescimento acelerado

O setor deve sofrer um crescimento acelerado ainda em 2021 e o destaque internacional é um dos motivos para isso acontecer. Novos modelos de negócio também devem surgir nos próximos anos, principalmente relacionados à sustentabilidade e à saúde da população e do planeta. Essas preocupações foram impulsionadas pela pandemia e pelas mudanças climáticas que são discutidas há algum tempo na mídia.

Tecnologia

A tecnologia está presente em vários setores da economia e a pandemia só fortaleceu o mundo digital. No campo não será diferente. Ela exercerá papel fundamental na recuperação econômica dos produtores rurais brasileiros e será um diferencial nos processos agrícolas - uma tendência que já era registrada antes do coronavírus.

Além do progresso já esperado de ferramentas digitais, a tecnologia será aliada na recuperação rápida do setor, principalmente por oferecer técnicas que reduzem custos e aumentam a produtividade. A tecnologia também pode ser útil na hora de prever novas crises e problemas que afetam a produção.

Novos hábitos

Ferramentas tecnológicas vão ajudar o agronegócio a mudar a lógica da produção e a se adaptar aos novos hábitos de alimentação da população. A compra e venda de alimentos online e o aumento no uso do serviço de delivery também devem impactar a produção no campo e os produtores rurais precisam investir em tecnologias que proporcionem a produção para essas áreas caso queiram acompanhar as tendências.

AgTechs

As startups do agro, ou as AgTechs, devem aumentar ainda mais depois da pandemia. Os números já impressionavam antes: o primeiro censo relacionado ao segmento, de 2016, mostrou que o Brasil tinha 76 empresas do tipo. Em 2019, o número já era de 1.125. O mercado percebeu esse aumento e oferece, cada vez mais, créditos e facilidades para a criação de startups que promovem a modernização e o crescimento do setor - realidade que deverá ser intensificada em 2021.

"A região de Londrina é um dos principais polos de tecnologia para o agronegócio brasileiro, ao lado de Cuiabá (MT) e Piracicaba (SP). Certamente seremos uma das cidades que mais sentirão as mudanças causadas pela pandemia no campo, que está otimista com as novidades", finaliza o professor.

Mariana Paschoal/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.