Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A 7ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), foi aberta na manhã desta quinta-feira (8) com a presença do secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Vitor dos Santos Junior, que representou o prefeito Alexandre Kireeff.

O tema deste ano é “Planejando uma Londrina Rural Sustentável e Solidária”. O encontro prossegue até às 17 horas, no Centro de Difusão e Tecnologia (CDT) do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), localizado na Rodovia Celso Garcia Cid, km 375.

Delinear diretrizes e fortalecer o debate sobre a política pública de desenvolvimento rural, visando a reelaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural de Londrina, baseado no Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDRSS) do Ministério do Desenvolvimento Agrário/Condraf está entre os principais objetivos do encontro.

Também será definida a nova composição do CMDR, para a gestão 2015-2017. Serão eleitos sete conselheiros do poder público e 14 conselheiros representantes da Sociedade Civil e das áreas Técnica, de Pesquisa e Extensão de Desenvolvimento Rural.

Durante o encontro, o secretário Vitor do Santos Junior ressaltou a importância de discutir propostas que vão nortear os planos do município em termos de desenvolvimento rural. Para ele é necessário buscar soluções que visem o desenvolvimento sustentável. “O importante é que tenhamos propostas que não sejam imediatas, pois não adianta resolver um problema hoje sem pensar se a solução não vai causar danos para as gerações futuras”, disse.

O presidente do CMDR, Pedro Moreira da Silva Filho, destacou a necessidade do fortalecimento da agricultura familiar e hortigranjeira da região, incluindo a piscicultura e horticultura. “Isso trará um enriquecimento muito grande para o município de Londrina, além de melhorar a condição de vida dos agricultores”, disse.

O chefe regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Antônio Carlos Barreto, destacou que por meio das conferências é possível debater as questões da agricultura. Ele citou alguns exemplos de problemas do setor que precisam ser discutidos, como o uso indiscriminado de agrotóxicos e a conservação dos solos. Barreto salientou, também, a importância da agricultura para o desenvolvimento do país. “A agricultura tem sustentado brilhantemente este país”, disse.

Também estiveram presentes no encontro, o diretor-presidente, em exercício, do IAPAR, Thiago Pelini; o secretário geral do CMDR, Oswaldo de Souza Campos Junior; os vereadores Gaúcho Tamarrado, que também é presidente da Comissão de Agricultura, Elza Correia e Lenir de Assis;o palestrante do evento, engenheiro agrônomo Ronaldo José Ribeiro, chefe de Gabinete da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA);o gerente do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural(Emater), Sérgio Luiz Carneiro;o representante da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), José Bosqui; o representante do Rotary, Dionísio Destro; o gerente da Ceasa, Marcos Augusto Pereira; coordenadores distritais; produtores rurais e representantes de entidades de classe ligadas e associações ligadas ao desenvolvimento rural.

N.Com
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.