Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Paraná tem 353 mil imóveis rurais inseridos no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Foram registrados no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) 95% dos imóveis rurais, o que representa 94% da área passível de cadastro em todo o Estado.

Os números foram apresentados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) na quarta-feira (17), em reunião com diretores e técnicos da instituição e do Instituto das Águas. Durante o encontro, foram compartilhados os dados e informações referentes aos dois anos de CAR no Paraná.

No Paraná, o cadastramento dos imóveis envolveu as secretarias da Agricultura e do Abastecimento e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Instituto Florestal do Paraná (IFPR), e a Emater. Também foram parceiros o Sistema Ocepar, a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre) e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

"O relatório mostra o sucesso do trabalho de incentivo que o Governo do Estado fez com entidades de classe e sindicatos rurais para garantir que ninguém perdesse os benefícios previstos em lei, além de esclarecer como os cadastros devem ser feitos”, explica o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.

A reunião também serviu para apresentar propostas para a integração dos dados do CAR com o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) utilizado pelo IAP no licenciamento ambiental, para otimizar o monitoramento no Estado.

"Queremos proporcionar condições para que os proprietários rurais possam regularizar as áreas frente à legislação ambiental vigente e, assim, possamos acompanhar a restauração e a conservação dos remanescentes florestais por imóvel rural", conta Mariese Cargnin Muchailh, diretora de Restauração e Monitoramento Florestal do IAP.

Obrigatório para todos os imóveis rurais, o CAR possibilita a integração das informações ambientais de todo o País e é constituído por uma base de dados estratégica, com o intuito de controlar, monitorar e combater o desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil. Também é usado como ferramenta de planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Com o uso dos sistemas, espera-se melhorar o monitoramento das áreas remanescentes florestais por meio de técnicas de geoespacialização, que usam imagens de satélites para mapear as reservas e propriedades em todo o Estado. "Para os novos licenciamentos, vamos integrar os dados do CAR e o sistema de gestão do IAP, de forma que possamos acompanhar inclusive os Projetos de Recomposição de Áreas Degradadas", explica a diretora.

Os relatórios são emitidos pelo Serviço Florestal e estão disponíveis no site www.florestal.gov.br.

Como fazer

Os imóveis que não fizeram o CAR poderão ser cadastrados no sistema, que estará sempre em funcionamento para novos cadastros e retificações no caso de venda ou nos casos de desmembramentos ou unificações dos imóveis.

Assim como o imposto de renda, o CAR é uma informação declaratória e de responsabilidade dos proprietários/posseiros rurais, que poderão fazer o cadastro diretamente no site www.car.gov.br.

O prazo final para realizar o cadastramento das propriedades rurais vai até 31 de dezembro de 2017. Após essa datas os cadastros poderão ser realizados no sistema, porém, com a perda de alguns benefícios, como a possibilidade de continuar utilizando áreas consolidadas, de computar Áreas de Preservação Permanentes com parte da Reserva Legal do imóvel e para obter licenciamento ambiental.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.