Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Hoje, 8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher, como reconhecimento às suas lutas e conquistas. Nos últimos tempos percebe-se o crescimento da participação feminina no cenário rural, à frente de empresas familiares. De maneira cada vez mais representativa, as mulheres têm demonstrado interesse e aptidão para a administração do negócio da família, não bastando conhecer acerca da situação do mesmo, mas desempenhando um papel efetivo na organização e estruturação do patrimônio.

O desenvolvimento do agronegócio, setor menos abalado pela crise financeira do país, despertou nos membros do núcleo familiar uma participação mais ativa nos negócios. As mulheres vêm desempenhando atividades de gestão e organização com intuito de sistematizar e ordenar o trabalho relativo à produção rural. Mais que atividades administrativas, a mulher tem se mostrado protagonista na tomada de decisões, sobretudo nas relativas ao planejamento da sucessão familiar. Isto ocorre, principalmente, porque a figura feminina traz consigo a preocupação com a manutenção da estrutura emocional e financeira da família.

Esse cuidado é essencial para a continuidade do negócio familiar e entre as ferramentas encontradas para esse fim, a melhor é o planejamento sucessório em vida. Através dele é possível garantir a unidade patrimonial e a prevenção de conflitos familiares estabelecendo regras e orientações para a tomada de decisões.

(Dandara Barcellos de Oliveira)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.