Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em Apucarana e Arapongas, o abastecimento ainda ocorre parcialmente

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) retomou na noite de quinta-feira (14) a produção plena do sistema de abastecimento integrado Londrina-Cambé. Como os níveis dos reservatórios que distribuem a água ainda não estão totalmente recuperados, pode haver problemas pontuais em algumas regiões até o fim desta semana.

O temporal do início da semana afetou os dois sistemas de abastecimento responsáveis pelo fornecimento de água de Londrina e Cambé, os sistemas Tibagi e Cafezal. A inundação das captações, o excesso de turbidez e o desalinhamento de uma adutora fizeram com que 70% da população ficasse desabastecida.

Durante esse período, a Sanepar atendeu com caminhão-pipa todos os hospitais de Londrina e de Cambé. Na área de saúde, a prioridade foi atender os serviços onde havia internação.

O abastecimento dos moradores dos distritos rurais Patrimônio Regina, Guairacá e Guaravera também foi afetado pelas chuvas. No Patrimônio Regina, o abastecimento foi normalizado na noite de quinta-feira (14). Em Guairacá, os técnicos da Sanepar estão trabalhando para que ainda hoje seja restabelecido o abastecimento. Em Guaravera, a população está sendo atendida com dois caminhões-pipa. A Companhia já fez um levantamento dos danos causados pelas chuvas e está fazendo aquisição de novos materiais elétricos e hidráulicos para colocar o poço em operação.

Em Wenceslau Braz, Nova América da Colina, Jandaia do Sul, Novo Itacolomi, Borrazópolis, Tomazina e Siqueira Campos – sistemas também afetados - o abastecimento já foi normalizado. O rompimento de uma adutora em Marilândia do Sul afetou o abastecimento nesta sexta-feira.

Arapongas

A produção de água de Arapongas deve atingir 100% no domingo (17). Esta é a previsão da Sanepar, segundo o presidente Mounir Chaowiche, que participou de entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira na cidade.

Hoje (ontem), a produção deve chegar em 30%, com a recuperação do poço da Fazenda Giocondo que teve parte da adutora levada pela chuva. Este poço tem vazão de 90 m³/hora. O sistema também está funcionando com mais dois poços, o do Pedágio e o da região do Araucária, com 160 m³/hora cada um.

Além disso, a Sanepar trabalha para a recuperação da captação do Ribeirão dos Apertados e da estação de tratamento de água. Técnicos fazem a manutenção eletromecânica e a recuperação da adutora de água bruta. Ainda vão avaliar as condições da estação elevatória de água bruta, que estava inacessível.

“Nossas equipes não estão medindo esforços para recuperar o abastecimento de água das cidades. Estamos passando por uma situação adversa e imprevisível. E o nosso apelo é para que a população faça uso racional da água”, disse Chaowiche.

Durante o dia de hoje, a prefeitura e a Sanepar disponibilizaram caminhões-pipa com água potável para as Vilas Aparecida, São João, Triângulo e Araponguinha, Jardins Colúmbia, Panorama, Piacenza, D. Martinha, Zona Sul e Jardim San Rafael.

Apucarana

O abastecimento está voltando ao normal de forma gradativa na cidade de Apucarana. A previsão é a de que até este sábado (16) 100% da população estará abastecida. Nos bairros mais altos, onde demora mais a chegar a água distribuída, o abastecimento ainda não normalizou. Isso ocorre, porque o nível dos reservatórios ainda não foi completamente recuperado. Os bairros onde o abastecimento ainda não está completamente normalizado são Jardim Catuaí I, II e III, Jardim Colonial, Sumatra, Jardim Trabalhista, Jardim América e Jardim Apucarana.

Rolândia

Meta da Sanepar é produzir 60% de água até domingo

População deve usar água com racionalidade, apenas para alimentação e higiene.

Até domingo (17), o abastecimento de água em Rolândia deve atender a 60% da população. O anúncio foi feito na manhã de hoje (15) pelo presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, durante entrevista coletiva na cidade. Profissionais da empresa, de várias regiões do Estado, estão trabalhando 24 horas por dia para a recuperação dos serviços de abastecimento na cidade. Em todo o Paraná, o sistema de Rolândia é o mais crítico. As chuvas do início da semana destruíram totalmente a unidade de captação e a estação de tratamento de água.

Para garantir essa produção, a Sanepar está captando água de um poço alugado da Cocamar e vai colocar em operação ainda hoje um outro poço, na região do Conjunto Santiago. Empresas da cidade estão colocando à disposição dos moradores água de poços, que não é potável, mas pode ser utilizada para lavar roupa, tomar banho e fazer limpeza.

Hoje (ontem), já foi restabelecida a energia elétrica nos sistemas danificados para que sejam feitas a limpeza e a desinfecção das instalações. Será necessário recuperar três adutoras de recalque de água bruta, fazer a travessia de uma delas e refazer a base de um reservatório.

“Fazemos um apelo para que a população faça uso racional da água, deixe de lavar carros e calçadas porque vivemos uma situação bastante precária e agora é hora de economizar”, ressaltou o presidente da Companhia. Ele destacou ainda o empenho dos empregados que trabalham sem interrupção para atender a população. “Ainda não tivemos tempo para fazer as contas de quanto tudo isso vai custar para a empresa. O maior desafio para nós é recuperar as instalações porque o valor maior é a vida dos paranaenses”, disse.

Carina Paccola/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.