Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ainda nesta semana, Kátia Abreu pretende concluir negociação para levantar embargo do Japão ao produto nacional

A abertura do mercado dos Estados Unidos à carne bovina in natura brasileira, anunciada nesta segunda-feira (29), representa uma “senha” para intensificar negociações e expandir o comércio com outros países, como Arábia Saudita, Japão e China, segundo a ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Nesta semana, ela visitará o Japão, onde também espera suspender o embargo à carne bovina brasileira. A expectativa é abrir o mercado japonês à carne processada e in natura brasileira. Durante a visita, a ministra espera ainda liberar as exportações brasileira de melão e manga para o Japão. Em contrapartida, os japoneses poderão vender carne de Kobe para o Brasil.

O governo federal também está concluindo negociações com a Arábia Saudita. Os auditores de defesa sanitária daquele país visitaram, neste mês, estabelecimentos brasileiros de produção de carne bovina e de aves. Eles devem apresentar um relatório em até 45 dias para o Ministério da Agricultura e os técnicos terão outros 35 dias para responder ao documento, caso tenha alguma solicitação.

Além disso, há expectativa pelos embarques de carne brasileira para a China, que suspendeu o embargo ao produto nacional no início deste ano. Os auditores chineses que estão no Brasil analisam, por amostragem, 13 estabelecimentos de carnes bovina, suína e de aves. Espera-se que nove plantas de carne bovina sejam habilitadas ainda neste ano para exportação à China. Cada estabelecimento pode fazer negócios de US$ 18 a 20 milhões.

Asimp/Mapa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.