Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), em convênio com a Vigilância Sanitária, está oferecendo o curso de Manipulação de Alimentos. Tradicionalmente, as atividades promovem a qualificação de profissionais que trabalham com alimentos, desde a coleta e armazenamento até o preparo para servir ao consumidor. A atividade obedece à lei municipal 6.793 de 1996, que torna obrigatório o treinamento em higiene de alimentos para todos esses trabalhadores. Assim, quem atua neste setor aprende a executar práticas higiênicas e a preservar a qualidade dos produtos, e recebe, após o término, um certificado. Somente em 2014 foram formadas 15 turmas do curso, e outras três o realizam até o fim do ano.

O conteúdo programático envolve estudos sobre a contaminação dos alimentos, higiene pessoal, equipamentos e ambiente; boas práticas de produção; qualidade das matérias-primas; normas de processamento e armazenamento de matérias-primas e produtos acabados. As aulas ocorrem no Centro de Educação Ambiental (CEA), na rua da Natureza, 155, Parque Arthur Thomas, jardim Piza. Ainda este ano três turmas serão formadas, de 11 a 13 de novembro; 25 a 27 também em novembro e de 16 a 18 de dezembro. O curso é realizado sempre das 14h às 17h. A inscrição deve ser feita pelo telefone (43) 3372-4786 e para completá-la, no início do curso os inscritos devem levar um documento original com foto.

As aulas são ministradas pela economista doméstica e diretora de Abastecimento da SMAA, Maria Inez Passini Lima. Segundo ela, quando o curso foi estabelecido, em 1997, a intenção era atender os profissionais da Feira do Produtor, mas, após as exigências da Vigilância Sanitária, as vagas foram estendidas a um público maior. “Existe uma gama grande de pessoas que participam do curso. A maioria são as que trabalham com os alimentos, principalmente no comércio em cafeterias, supermercados, restaurantes e feirantes. Mas qualquer cidadão pode fazer, pois este poderá ter um melhor conhecimento acerca do que consome.”


Aproveitando bem os alimentos

Outro curso oferecido pela Secretaria de Agricultura é o de Aproveitamento de Alimentos. O foco são receitas fáceis, econômicas e nutritivas. São ensinadas receitas que visam o melhor aproveitamento dos alimentos, apresentando inúmeras variações que extraem o melhor de cada um deles. O curso mostra, por exemplo, como aproveitar propriedades nutritivas existentes em cascas e talos de legumes e verduras, muitas vezes descartados pelas pessoas. Além disso, reúne orientações sobre preparos como sopas, bolos, tortas, arroz, massas, bolinhos, purês, entre tantas outras receitas deliciosas e econômicas.

Tudo isso ganha ênfase na apostila “Dicas Especiais de Aproveitamento de Alimentos”, onde Maria Inez ensina receitas e preparos para todos os gostos e saudáveis para qualquer bolso. O conteúdo pode ser acessado pelo link http://www1.londrina.pr.gov.br/dados/images/stories/Storage/sec_agricultura/Apostila%20-%20Aproveitamento.pdf

Conheça algumas dicas disponíveis na apostila

-Sobras de arroz transformam-se em um delicioso “arroz chinês”, basta fritar 1 cenoura ralada, 1 cebola, misturar tudo e colorir com cheiro verde.

-Quando você for fazer bolinhos de carne e não tiver ovos (ou não puder consumir) substitua por batata amassada. Cada ovo deve ser substituído por uma batata.

-Para engrossar mais rápido o molho de tomate, cozinhe a parte alguns  chuchus até desmanchar bem. Passe -os pela peneira e junte ao molho.

-Dê preferência ao consumo de hortaliças e frutas cruas e com a casca, sempre que possível, depois de bem lavadas.

-Sobra de carnes, peixes e hortaliças transformam-se em recheios para tortas, sanduíches, omeletes, sopas, croquetes, risotos, saladas, cuscuz, pirão e farofas.
-As cascas de ovos são ricas em cálcio. Lave bem e ferva por 10 minutos. Seque ao sol. Triture até ficar como um talco. Use pitadas. Guarde em vidro fechado por 2 meses.

-Os talos de verduras (couve, agrião, repolho. couve-flor) devem ser aproveitados. Cozinhe e misture ao molho branco ou refogue com tempero e ovos batidos.

Núcleo de Comunicação/PML
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.