Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Setor puxou crescimento econômico, derrubou a inflação e foi responsável pela geração de novos postos de trabalho

Neste ano, o agronegócio brasileiro se recuperou e voltou a demonstrar sua força. O setor foi um dos grandes responsáveis pelo crescimento econômico e pela geração de novos postos de trabalho no País.

No primeiro trimestre do ano, quando o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1% e confirmou a saída da recessão, a agropecuária cresceu 11,5%. Esse foi o melhor resultado trimestral desde 1998. O faturamento do setor no período também bateu recorde: R$ 93,4 bilhões.

Já no segundo trimestre, o PIB agropecuário se manteve estável na comparação com o período imediatamente anterior. No entanto, ele cresceu 14,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Supersafra


Um importante fator para esse desempenho é a expectativa recorde para a safra de grãos neste ano. As projeções apontam para uma produção histórica de 242 milhões de toneladas de grãos, um crescimento de 30,3% na comparação com o resultado apurado no ano passado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Isso, no entanto, não impactou apenas o setor. A previsão de supersafra é apontada como a grande responsável por baratear o preço dos alimentos e puxar o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do País, para níveis anteriores à recessão.

Emprego em alta


Com um desempenho econômico em destaque, não é estranho a agropecuária liderar os números de geração de emprego. Diante da retomada da economia, o Brasil voltou a criar postos de trabalho e, de janeiro a agosto, foram geradas 140,8 mil vagas formais de emprego.

Apenas o agronegócio é responsável por grande parte dessas vagas. Até o momento, o setor agropecuário criou 107,4 mil vagas formais de emprego. Em 2016, nesse mesmo período, foram criados 83 mil postos de trabalho no setor.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do IBGE e Ministério do Trabalho

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.