Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Arroz irrigado é a principal cultura irrigada no Brasil, sendo que 97% de sua área estão no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins, Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás

Uma imagem contendo pessoa, verde, homem Descrição gerada automaticamenteA Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) produziram o inédito Mapeamento do Arroz Irrigado no Brasil. Para lançarem a publicação e a base de dados sobre o tema, representantes das duas instituições discutirão os resultados do levantamento amanhã, 21 de agosto, a partir das 10h. Para participar gratuitamente do evento on-line, acesse o link https://bit.ly/31VTFeS no dia e horário marcados. Não é necessário fazer inscrição para poder participar.

O arroz é a principal cultura irrigada no Brasil, sendo que 90% de sua produção é oriunda dos 1,3 milhão de hectares sob irrigação. Devido à sua importância para a segurança alimentar e para a segurança hídrica, a ANA e a CONAB uniram esforços nos últimos dois anos para mapear detalhadamente o arroz irrigado. O mapeamento foi executado com base em imagens de satélite, dados secundários e trabalhos de campo. Além disso, o levantamento se concentrou nos seis principais estados produtores de arroz – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins, Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás – que concentram 97% da área irrigada de arroz.

O Mapeamento do Arroz Irrigado no Brasil é a sétima e última publicação prévia ao lançamento do Atlas Irrigação 2020 (http://atlasirrigacao.ana.gov.br/) – material da ANA atualmente em elaboração e que traz um panorama da irrigação no País. Todos os estudos lançados anteriormente serão reunidos e ampliados em uma base técnica única, a qual servirá de referência simultaneamente para a Política Nacional de Recursos Hídricos e para a Política Nacional de Irrigação.

Pela ANA estarão presentes no webinar o diretor Marcelo Cruz; o superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos, Sérgio Ayrimoraes; e o coordenador de Estudos Setoriais, Thiago Fontenelle. No evento on-line representarão a CONAB: o diretor-presidente, Guilherme Bastos; o diretor-executivo de Política Agrícola e Informações, Sergio De Zen; e a gerente de Geotecnologias, Candice Santos.

Também participarão representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e parceiros de órgãos estaduais, produtores locais e entidades privadas que colaboraram na produção e na análise do levantamento.

Ascom/Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.