Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Profissionais das secretarias municipais de Agricultura e de Saúde percorreram mais de 700 quilômetros para vacinar contra a brucelose 195 bezerras de 78 propriedades rurais de agricultores familiares de Tamarana. Os animais que receberam a dose têm entre três e oito meses de idade.

A ação, que contou com o apoio do médico veterinário da unidade de Tamarana do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), André Maciel, ocorreu ao longo de agosto de 2018, mas determinadas aplicações também foram realizadas em setembro. Outras 256 cabeças haviam sido vacinadas em fevereiro. Durante todo o ano, a imunização abrangeu 451 bezerras.

De acordo com o médico veterinário do município, Guilherme Garcia, a quantidade de animais vacinados ficou dentro do que havia sido projetado. Segundo ele, a eficácia da dose é de cerca de 60% e, por isso, o criador tem de monitorar rotineiramente seu rebanho para combater casos da doença.

"Conforme legislação federal, a vacina contra a brucelose é obrigação dos criadores dos animais, mas a Prefeitura de Tamarana fornece esse serviço gratuitamente", destacou Garcia, que afirmou ainda que o município tem como meta a erradicação da brucelose.

"A vacinação foi um sucesso. É importante que os produtores rurais sempre façam parte dessa campanha, já que, vale lembrar, a brucelose causa graves prejuízos, como aborto nos animais", salientou o secretário municipal de Agricultura, Fernando Macedo.

Marcos Antônio Batista, foi um dos criadores que receberam a equipe do município para a imunização do rebanho. "É uma ótima iniciativa, porque as novilhas continuam sadias e, graças a Deus, elas nunca tiveram esse problema", contou ele, que há mais de oito anos abre as porteiras de seu Sítio Santa Rita, localizado no Assentamento Renascer I, para a vacinação contra a brucelose.

"A brucelose é uma zoonose. Ou seja, é uma doença que o animal passa para o ser humano. Ela é transmissível pelo leite e, por isso, é muito importante que as pessoas fervam esse produto antes de consumi-lo", alertou o médico veterinário Guilherme Garcia.

Nova vacinação

A próxima aplicação está programada para fevereiro de 2019. Criadores cujas bezerras estarão na faixa etária de três a oito meses durante o período de vacinação já podem informar a Secretaria municipal de Agricultura, que fica na Rua Albino Lovo, 85, Centro, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O telefone para mais informações é o 3398-1949.

Lucas Marcondes Araújo/NCPMT

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.