Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em Arapongas a prefeitura apoia projetos educacionais ambientais que resultam em benefícios ao meio urbano e uma melhor conscientização cidadã. Pelo segundo ano consecutivo o projeto “Plante uma Árvore hoje e colha Vida Amanhã”, coordenado pela professora Lélia Zanin do Colégio Estadual Emílio de Menezes, foi levado a efeito no Conjunto Tropical com o plantio de 150 mudas de árvores frutíferas como araçá, goiaba, jambo, entre outras, incluindo o Ipê Amarelo, árvore nativa e símbolo do Brasil.

Escolas ao redor do mundo estudam as questões ambientais, neste projeto inserido em uma rede global para o desenvolvimento sustentável e paz no planeta, coordenado pelo Programa ENO sediado em Joensuu, na Finlândia. Para a coordenadora Leila o projeto acontece de maneira satisfatória. “Com os estudos e a participação dos alunos no plantio das mudas realizamos mais uma etapa do projeto já estabelecido”, destaca a professora.

O secretário da Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente Vanderlei Carlos Sartori Junior, esteve presente representando o prefeito Padre Beffa. Em sua fala Sartori Junior lembrou que ao receber a incumbência de dirigir a secretaria de Meio Ambiente, o prefeito solicitou a ele que não deixasse a influência política se estabelecer nas ações ambientais. “O prefeito determinou que nas ações e projetos da secretaria apenas cumpra-se a lei”, esclareceu o secretário, expondo que essa é uma das diferenças desta administração no trato com as questões públicas, especialmente com relação a responsabilidade ambiental no meio urbano.

Sartori Junior destacou também o desafio de tornar Arapongas a cidade mais limpa do Brasil e aproveitou a presença dos jovens alunos explanando que a cidade é grande o que dificulta a fiscalização em todos os pontos, e que hoje quem tem um celular com câmera pode contribuir e denunciar. “Para isso não estamos precisando de mais funcionários, mais tratores. Precisamos do cidadão para auxiliar na fiscalização quando encontrar pessoas fazendo despejos em locais impróprios. Este é um apelo da Secretaria”, externou o secretário.

As diretoras Cristiane C. P. Rossetti do Colégio Estadual Emílio de Menezes e Regina Demelo de Carvalho do Colégio Anésio Alves de Azevedo estiveram presentes orientando os alunos. Esta parceria aconteceu com os dois colégios estaduais, a Associação de Bairro do Conjunto Tropical, os Guardiões da Natureza, Secretaria de Meio Ambiente e Prefeitura de Arapongas com apoio Móveis Estrela, empresa local.

NC/PMA

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.