Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Produtores rurais da região da Microbacia Córrego Peroba, que compreende as seções Maracatu, Saltinho e Cerroleão, participam de Dia de Campo, marcado para esta quinta-feira (25), às 14 horas, no salão de festas da seção Saltinho, em Assaí (PR). O evento é organizado pela Emater, com apoio da prefeitura.

Com palestras de Valter Lúcio Teixeira da Silva, da Emater local, e do técnico agropecuário Emerson José Polônio, de Santa Mariana, o evento pretende divulgar técnicas do Consórcio Milho-Braquiária, que impede o escoamento superficial de água, ou seja, a erosão da camada de matéria orgânica. O sistema propõe então a correção da fertilidade do solo após decomposição do material da palhada e da braquiária.

Vantagem desse tipo de lavoura é que o plantio consorciado de milho com braquiária viabiliza a fixação de carbono no solo, reduzindo a emissão de gás carbono e contribuindo com a redução do efeito estufa. Outra vantagem do cultivo consorciado, são os gastos menores também com fertilizantes químicos, pois a adubação é realizada apenas nas linhas de milho, e a palha é uma importante fonte de matéria orgânica para o solo.

ASCOM/PMA

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios