Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

“Paraná Livre da Febre Aftosa Sem Vacinação”. Este é o tema da audiência pública que a Assembleia Legislativa promoverá na próxima segunda-feira (11), a partir das 9 horas, em seu Plenarinho, conforme proposição do deputado Anibelli Neto (PMDB), líder do Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar e membro da Comissão de Agricultura. Segundo Anibelli, o evento visa debater o esforço do Governo do Estado em tornar o estado livre da febre aftosa sem a necessidade de vacinação, status que será conferido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) desde que alguns requisitos sejam ainda atendidos, conforme normas gerais da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

O deputado lembra que hoje o Paraná já é reconhecido como livre de febre aftosa, mas mantém a vacinação como prática obrigatória. Conforme informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o gado paranaense ainda é imunizado porque, em caso de vulnerabilidade, ou seja, se por ventura ocorrer algum fator de risco de introdução da doença no território, o vírus não se disseminará com facilidade. Para que alcance o status sanitário mais vantajoso e seja considerado livre da doença sem vacinação, o serviço veterinário local deve ser ainda mais fortalecido e o sistema de barreiras sanitárias deve ser reestruturado, sobretudo nos 23 postos de fronteira existentes com São Paulo e Mato Grosso do Sul, além dos portos e aeroportos.

Luiz Alberto Pena/Asimp/ALEP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.