Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nas remadas frenéticas do Brasileiro de River Sup Sprint e nas manobras precisas do Brasileiro de Slackline, os atletas das duas competições deram show na água e na corda bamba, no fim de semana, nas dependências da usina de Itaipu. O iguaçuense Hallan Garcia foi o melhor no slackline e garantiu lugar no mundial em outubro, que também será disputado em Foz.

As disputas reuniram 96 atletas, confirmando a cidade como um destino de esportes radicais. Foram 78 no Sup e 18 no Slackline.

O público também compareceu em peso nos dois dias. Muita gente curiosa queria saber como eram as disputas e se encantou com o que viu. Para Hallan, que há dois anos pratica slackline, ter sido campeão em Foz foi muito importante para disputar a próxima etapa. “A energia do público de casa nos dá muito mais incentivo”, afirmou.

No Lago do Canal da Piracema foi disputado o Stand Up Padle na modalidade Sprint, válido pelo Campeonato Brasileiro de River Sup. A disputa reuniu 78 atletas em 11 modalidades. O destaque foi Arthur Carvalho, que há dois anos pratica o esporte e atualmente é dono dos três melhores tempos da competição. “O nível dos atletas era muito bom; quem errava menos levava, eu errei menos e levei”, disse.

O ambiente do Parque da Piracema foi inspirador para muitos competidores, que tiveram que vencer 200 metros de prova com remadas. “Este cenário aqui é lindo, temos a possibilidade de fazer provas na corredeira e na água, e o público consegue assistir de ponta a ponta” explicou Luiz Carlos Guida, conhecido pelo apelido de “Animal”.

Para Ivan Floater, presidente da CB-Sup - Confederação Brasileira de Stand Up Padle, essa foi uma das melhores competições já organizadas. “O local é irretocável para realizar essas provas”, disse.  Ele também comentou o sucesso da transmissão das provas pela internet, o que garantiu interação com o público. “Internautas do mundo inteiro interagiram. Recebemos mensagens do Japão e da Europa”, ressaltou.

Para o iguaçuense Richarleston do Amaral, que competiu pela segunda vez no Stand Up Padle, essa foi uma ótima experiência. “Esse esporte entrou na minha vida, esse foi mais um desafio”, disse o jovem de 23 anos que iniciou a prática esportiva na Canoagem Slalom por meio do Projeto Social Meninos do Lago, mantido pela Itaipu Binacional e BNDES.

O funcionário público Agnaldo Luiz Chichetti foi atraído pela curiosidade e aproveitou para fazer um passeio em família. “Foz é uma cidade maravilhosa e deve aproveitar esse potencial para promover eventos como esse”, disse. A estudante Cassila Garcia assistiu pela primeira vez uma prova de slackline e gostou do que viu. “Achei muito legal, é interessante incentivar novos esportes ainda mais com vários atletas daqui.”

De acordo com Marcelo Penayo, gestor da Adere, entidade organizadora do evento, o objetivo foi atingido. “Precisamos formar as bases para transformar a cidade em um destino de aventura. Com eventos como esse, estamos conseguindo”, afirmou.

Asimp/Itaipu

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.