Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Resultado mostra que o uso de novas tecnologias tem maior importância que o crescimento baseado no aumento de área

A produtividade foi um dos principais fatores para a safra recorde de 209 milhões de toneladas de grãos em 2014/2015. A avaliação é da Secretaria de Política Agrícola (SPA), do Ministério da Agricultura. Segundo o estudo, o ciclo agrícola, encerrado recentemente, teve aumento de 6,4% no rendimento por hectare, em comparação com o período anterior (2013/2014), quando o percentual foi de 3,7%.

Enquanto a produtividade cresceu 6,4%, a área plantada aumentou 1,7%, passando de 57 milhões de hectares em 2014 para 58 milhões. Esse resultado mostra um padrão de expansão agrícola no qual o uso de novas tecnologias e conhecimento têm maior importância que o crescimento baseado no aumento de área.

As condições climáticas favoráveis nas principais regiões produtoras também contribuíram para o desempenho da agricultura brasileira na temporada passada.

Oito estados apresentaram crescimento da produtividade acima da média brasileira: São Paulo (17,4%), Alagoas (14,9%), Rio Grande do Sul (14,2%), Rondônia (13,7%), Piauí (11%), Paraná (8,2%), Tocantins (6,8%) e Roraima (6,6%).

Na comparação da safra 2013/2014 com a de 2014/2015, a média de produtividade nacional passou de 3.393 kg por hectare para 3.609 kg por hectare. Ou seja, no ciclo encerrado recentemente o País colheu 216 kg a mais de grãos por hectare em relação ao período anterior.

“Se olharmos uma série longa de produtividade agrícola, verifica-se que durante muitos anos o País não conseguia sair da barreira de uma tonelada de grãos por hectare. Por meio de muito investimento em pesquisa e políticas agrícolas orientadas, conseguiu-se obter níveis elevados de produtividade”, destaca o coordenador-geral de Estudos e Análises da SPA, José Gasques.

Segundo Gasques, nos últimos anos, especialmente a partir de 1990, o Brasil passou de importador de alimentos a um importante exportador de grãos e carnes.

O estudo usou como base os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Portal Brasil

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.