Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ação começou a se viabilizar em abril do ano passado durante encontro em Pirenópolis (GO)

Autoridades sanitárias brasileiras e venezuelanas reúnem-se nesta quarta-feira (5) em Pacaraima, município situado ao norte do estado de Roraima que faz fronteira com a Venezuela, para tratar de plano de erradicação da febre aftosa naquele país. A atuação conjunta está prevista na Resolução número 1 da Comissão Sul Americana da Luta contra a Febre Aftosa (Cosalfa), de abril deste ano, que reconheceu a “necessidade premente dos 13 países membros apoiarem a Venezuela”, sob a coordenação do Centro Panamericano de Febre Aftosa (Panaftosa).

A reunião começou a ser viabilizada a partir do primeiro encontro de brasileiros e venezuelanos em Pirenópolis, Goiás, em abril do ano passado, quando já foi decidida a vacinação oficial dos rebanhos bovinos e bubalinos em um raio de 15 km, traçados de ambos os lados paralelamente à linha de fronteira.

O Brasil foi reconhecido livre de aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), no último mês de maio. A Venezuela é o único país da América Latina declarado “não livre” em toda a sua extensão territorial. Segundo dados da Cosalfa e OIE/2017, o rebanho bovino brasileiro, o maior do mundo, soma 219 milhões de cabeças. Na Venezuela, há 15,450 milhões cabeças e a última ocorrência de febre aftosa foi registrada em abril de 2013.

O chefe da delegação brasileira, Guilherme Marques, diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e delegado do Brasil na OIE, disse que as ações conjuntas terão início “a partir da fronteira do Brasil em direção ao interior da Venezuela com vacinações sucessivas, inspeções clínicas e cadastro de propriedades, sempre com apoio de autoridades venezuelanas, por intermédio do Instituto Nacional de Salud Animal Integral (INSAI)”.

Marques disse ainda que “a estratégia do Panaftosa para a Venezuela é a de atuar em todo o país, vacinar e imunizar o rebanho inteiro e assim erradicar a febre aftosa do continente americano”.

Na primeira parte do encontro bilateral, o Brasil apresentará as condições estruturais e operacionais do serviço veterinário oficial, as ações e os controles para febre aftosa em Roraima. Em seguida, os venezuelanos cumprirão o mesmo roteiro de apresentação para o estado vizinho, Bolivar, onde terá início o plano, antes de estender ao país como um todo. Ao final, as duas partes assinarão e avaliarão a forma de execução de Termo de Entendimento Mútuo Brasil-Venezuela para a região de fronteira Bolivar-Roraima, onde terá início o plano.

Participam da delegação brasileira, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, (MAPA), o coordenador de Saúde Animal, Heitor David Medeiros, o chefe da Divisão de Febre Aftosa, Diego Viali dos Santos, e o superintendente Federal de Agricultura em Roraima, Plácido Alves de Figueiredo Neto. A delegação venezuelana será chefiada por Wilmer Alcázar Guerra, diretor do INSAI.

De Roraima, participam o Serviço de Inspeção, Fiscalização e Saúde Animal (SIFISA Roraima) e a Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (ADERR).

O setor privado será representado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (SINDAN), Federação de Agricultura de Roraima e Sindicato Rural de Pacaraima.

Alceu Nogueira da Gama/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.