Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Índices de produção, exportação e consumo devem fechar 2017 em alta; indicadores econômicos e sociais constam no relatório técnico da quarta edição da Expedição Avicultura

A avicultura brasileira deve terminar 2017 com a marca de 13,1 milhões de toneladas de carne de frango produzidas. O índice é 1,55% maior que o registrado no ano passado e igual ao resultado obtido em 2015. Os números são da Expedição Avicultura e ilustram a solidez da atividade no país, que apesar das instabilidades vai conseguir crescer também em exportação e consumo.

“2017 tem sido desafiador para a avicultura devido aos custos de produção e a Operação Carne Fraca. Ainda assim, o setor vai fechar o ano com resultados positivos. E a ascensão deve continuar nos próximos anos, porém em ritmo mais equilibrado e sustentável”, avalia o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Avicultura, Giovani Ferreira.

Segundo o relatório técnico da quarta edição do projeto, o Brasil deve embarcar 2% a mais que em 2016 e alcançar 4,4 milhões de toneladas exportadas. O mercado interno também mostra reação. Conforme projeção da Expedição, o consumo per capita deve subir para 41,6kg por ano – contra 41,1kg em 2016. “Em todos os estados visitados, os produtores se mostraram animados com o futuro da atividade”, enfatiza Ferreira.

Para construir o diagnóstico, a equipe de técnicos e jornalistas visitou mais de 140 granjas, agroindústrias, cooperativas, produtores e corredores de exportação. Em três meses de estrada, foram quase 16 mil quilômetros percorridos pelos seis estados com maior produção e exportação de carne de frango: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

Todo o resultado dos roteiros de campo e os indicadores econômicos e sociais estão reunidos no relatório técnico da Expedição Avicultura 2017. O material está disponível para download gratuito em http://materiais.gazetadopovo.com.br/relatorioavicultura2017.

Camila Tsubauchi/Asimp/Expedição Avicultura 2017

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.