Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Setor pede apoio para aprovação emergencial de pauta, apresentada ao Governo, que visa reduzir o impacto da alta dos custos de produção

O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná - Sindiavipar, entidade afiliada à Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa a avicultura e a suinocultura do Brasil, vem a público destacar o grave quadro setorial enfrentado pelos setores produtivos responsáveis por três das proteínas animais estratégicas para a segurança alimentar da população: a carne de frango, a carne suína e o ovo.

“Em 2020, logo no início da pandemia, nosso setor foi convocado a garantir o abastecimento destes alimentos básicos, e assim ocorreu. Foram investidos bilhões em todo o setor produtivo, com o compromisso de não apenas produzir, como também ampliar a oferta de alimentos para a nossa população – e aumentamos em todas as proteínas, seja em aves (6,5% de alta), suínos (5,5%) ou ovos (9,1%). O Paraná é um dos principais colaboradores neste contexto ofertando, segundo a ABPA, 35,47% (4,91 milhões T) dos 13,85 milhões de T produzidas pelo Brasil em 2020, e 21% (936 mil T) da produção nacional de carne suína (4,5 milhões de T)”, destaca o presidente do Sindiavipar, Irineo da Costa Rodrigues.

Entretanto, durante esse período, um quadro de forte especulação atingiu estes setores. O milho e a soja, insumos básicos que compõem 70% dos custos de produção, acumularam altas nunca registradas no país. No caso do milho, houve registros superiores a 100% em diversas praças consumidoras do Brasil, conforme apontam dados da CEPEA - ESALQ/USP. Na região Oeste do Paraná, houve aumentos superiores a 115%. Na soja, a alta do preço médio entre janeiro-abril/2020 e o preço médio de janeiro-abril 2021 superou 98%. A estas altas também se adicionam outras que compõem os custos de produção da atividade, como o óleo diesel (+30%), a embalagem de papelão (+60%) e as embalagens rígidas e flexíveis (+80%).

Sendo assim, em 12 meses, conforme o monitoramento feito pelo Índice de Custos de Produção (ICP) da EMBRAPA Suínos e Aves mais recente (abril 2021), produzir frango está 43,4% mais caro no Brasil em relação a abril de 2020 – que já era um momento de forte alta de custos. O mesmo ocorre com o setor de suínos, com alta de 44,5%.

“Os efeitos nocivos desta forte especulação sobre os insumos já alcançam o consumidor, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (ICPA) do IBGE. O consequente e inevitável repasse ao consumidor já está nas gôndolas, mas em patamares que ainda não alcançam os níveis de custos. E há outro agravante: a carne de aves, de suínos e ovos que hoje estão com preços mais elevados foram produzidos utilizando grãos adquiridos em 2020 – quando os valores por tonelada eram menores. Por isto, novas elevações de preços deverão alcançar a população brasileira nos próximos meses, em um momento crítico para a renda e para a segurança alimentar de nosso país”, complementa o presidente do Sindiavipar.

A avicultura e a suinocultura do estado pedem apoio. São 4 milhões de empregos diretos e indiretos em risco em todo o país, juntamente com a segurança alimentar da população. Medidas rápidas são emergenciais para evitar que o quadro de perda de renda seja impactado pela redução de acesso a alimentos básicos.

Para evitar que o quadro se agrave ainda mais, as representações setoriais solicitaram ao governo medidas para que o setor de proteína animal do Brasil tenha igualdade de competição pelos insumos em relação ao mercado internacional, evitando a desindustrialização e a perda de postos de trabalho, especialmente em cidades no interior do país. Ao mesmo tempo, as entidades buscam a redução da desigualdade de condições que existem entre importar e exportar grãos.

Assim, são solicitadas as seguintes medidas:

    Viabilização emergencial das importações de milho e de soja estritamente para uso em ração animal. Hoje há desoneração de tarifa para esta importação, mas não há viabilização técnica;

    Suspensão do imposto Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) sobre a importação destes insumos de países não-integrantes do Mercosul;

    Suspensão temporária de cobrança de PIS e COFINS para importações provenientes de países extra Mercosul, para empresas que não conseguem realizar Drawback;

    Suspensão temporária de cobrança de PIS e COFINS sobre os fretes realizados no mercado interno;

    Criação de sistema oficial de informação antecipada sobre exportações futuras de grãos, assim como ocorre em outros países, para dar mais transparência ao mercado de insumos, evitando situações especulativas como a atual.

    Financiamento para construção de armazéns e realização de armazenagem para os produtos, dando mais estabilidade ao mercado;

    Políticas de incentivo de plantio de milho e de cereais de inverno no Brasil;

Asimp/Sindiavipar

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.