Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Vice-ministro da Agricultura japonês deu a notícia ao ministro Blairo Maggi durante encontro na COP 13, no México

O Japão vai permitir a importação de carne bovina brasileira, informou o vice-ministro de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do país asiático, Hiromichi Matsushima, ao ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Em encontro que os dois tiveram em Cancún (México), durante a COP 13, a Conferência da Biodiversidade, Blairo Maggi reforçou que a OIE (Organização Internacional de Saúde Animal) reconhece a sanidade no Brasil como “excelente”.

De acordo com Hiromichi Matsushima, “faltam apenas resolver algumas questões burocráticas no Ministério da Saúde do Japão”. Ele destacou o avanço das negociações iniciadas pelo secretário-executivo do Mapa, Eumar Novacki, em outubro, para que o Brasil possa exportar àquele mercado. E observou que o fim das barreiras alcança tanto a carne bovina processada quanto a in natura.   

O vice-ministro também pediu a Maggi que sejam aprovados estabelecimentos japoneses para exportar ao Brasil a carne bovina da raça wagyu in natura. O ministro disse que o Mapa não tem restrições a essa importação e prometeu resolver a questão o mais rápido possível. “Talvez ainda neste ano.” Para Hiromichi Matsushima, isso “seria um grande presente de Natal”.

O Brasil ainda vai abrir mercado no Japão para frutas e produtos pets (rações e outros alimentos para animais de estimação). Maggi se comprometeu a enviar informações complementares sobre manga e melão. Também serão priorizados, naquele país, entendimentos para a exportação de abacate. Em julho do ano que vem, haverá o 3º Diálogo Agrícola com o Japão sobre Agricultura e Alimentos.

Além da pauta de comércio, o vice-ministro observou que empresas japonesas têm muito interesse em realizar investimentos em infraestrutura no Brasil. Elogiou as iniciativas do ministro Maggi para estreitar as relações bilaterais na área de comércio e disse ter ficado bem impressionado com o presidente Michel Temer em viagem que fez ao país, em outubro.

Asimp/Mapa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.