Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Decisão dos israelenses reforça o reconhecimento da sanidade agropecuária brasileira

Mais um reconhecimento à sanidade da avicultura brasileira. O   Serviço de Saúde Animal do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Israel comunicou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a aceitação da proposta de Certificado Zoossanitário Internacional (CZI) para as exportações de ovos Livre de Patógenos Específicos (Specific Pathogen Free - SPF, na sigla em inglês). Com isso, o Brasil poderá começar a vender o produto ao mercado israelense, um dos mais exigentes do mundo.

A proposta de CZI para os ovos Livre de Patógenos Específicos destinados a Israel foi formulada pelo Departamento de Saúde Animal (DSA) da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa.

Os ovos SPF são produzidos em estabelecimentos avícolas registrados e monitorados sanitariamente pelo Mapa. Esses produtos têm altíssimo padrão de biosseguridade, por serem matérias-primas indispensáveis à produção de insumos, antígenos e vacinas para animais e uso humano.

Pesquisas científicas

De acordo com o Departamento de Saúde Animal, os ovos SPF também são utilizados como meios de cultura vivo para pesquisas científicas e diagnóstico de microrganismos responsáveis por ocasionar doenças em humanos e animais.

Poucos países no mundo produzem ovos SPF por causa do alto nível de tecnologia e controle sanitário aplicados nos estabelecimentos avícolas autorizados a realizar essa atividade, destaca o DSA. O Brasil produz cerca de 5 milhões desses ovos por ano, o que representa ao redor de 8% da produção mundial. Cada unidade de ovo SPF tem custo médio de R$ 5,50.

Ainda segundo o DSA, a aprovação do Serviço de Saúde Animal Israelense estimula os exportadores a ampliarem suas produções para ofertar os ovos SPF ao mercado interno e internacional. A decisão de Israel abre ainda oportunidade para o Brasil buscar a habilitação para exportar àquele mercado outros tipos de produtos nobres da cadeia avícola, como ovos férteis e pintos de um dia.

Asimp/MAPA

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.