Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ministro reforça necessidade de fortalecer sistema brasileiro de controle e fiscalização de alimento

Ao discursar na abertura do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (Siavs), no Parque Anhembi, em São Paulo (SP), o ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) disse que a cadeia produtiva da avicultura e da suinocultura brasileira tem condições de ser ainda maior do que é hoje. Por isso, defendeu, é preciso aprimorar as regras de controle e fiscalização sanitária para oferecer aos consumidores um produto saudável e de qualidade.  

“Produzir é muito importante é muito bom. Mas o melhor de tudo é ter onde vender e ter o respeito do mercado. E é isso que o Brasil deseja”, destacou o ministro. Para tanto, acrescentou, é preciso conjugar esforços entre os setores público e privado para ganhar a confiança do consumidor e ampliar a presença da avicultura e da suinocultura nacional no mercado global. Atualmente, o país já é o primeiro maior exportador de carne de frango e o quarto de carne suína.

De acordo com o ministro, o fortalecimento do sistema de controle e fiscalização de alimentos fará com que o Brasil possa ter produtos de boa qualidade e com preços competitivos. “Isso permitirá que tenhamos um mercado duradouro”, enfatizou, observando que as exigências sanitárias no país estão aumentando. “Desejamos estar no páreo do mercado mundial, mas não queremos ser vistos de forma diferente por qualquer uma das nações que compram produtos nossos.”

Maggi reiterou a importância da parceria com setor privado para modernizar o sistema de controle e fiscalização de sanitária. “Nada será feito a força. Tudo tem que conversado. Temos que buscar a mediação para chegarmos naquilo que desejamos. Nosso futuro, na área de fornecimento de alimentos, é muito grande. O Brasil tem grandes volumes de produção de grãos, que são baratos. Ao transformá-los em proteína animal, agregamos valor e criamos milhares de empregos na base da cadeia produtiva, onde há centenas de milhares de pequenos produtores.

Durante o evento, o ministro foi homenageado com o Prêmio Laurinston Von Schmidt, maior distinção concedida pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que promove o Siavs. O presidente da entidade, Francisco Turra, elogiou a atuação de Maggi no Mapa e a determinação com que está coordenando o processo de modernização do sistema de controle e fiscalização sanitário.

Agora à tarde, Maggi participara da reunião do Conselho Agropecuário do Sul, formado por ministro de Agricultura do Mercosul.

Asimp/Mapa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.