Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Qualidade das lavouras cafeeiras vai além da variedade e das condições climáticas

O café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, perdendo somente para a água, com ingestão aproximada de 81 litros/habitante/ano, segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), realizada em 2014, em parceria com a Embrapa Café. Com cores, sabores e aromas diversos, as condições naturais propícias (solo, clima e altitude), a variedade da espécie e as práticas de manejos nutricionais e fitossanitários impactam diretamente na qualidade final do grão oferecido.

A produtora de café arábica, Leda Castelani, de Monte Santo de Minas (MG), explica que para a produção do café especial é necessário estar atento a diversos aspectos. “São várias regras que você tem que observar para fazer um café de qualidade até a maturação”, afirma a produtora que foi vencedora do 25º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso na região Sul de Minas e ficou em 3º lugar no ranking nacional.

Para isso, Leda tem investido, entre outras ferramentas tecnológicas, em técnicas de adubação diferenciadas e no manejo fitossanitário de sua lavoura. “Estamos em uma região de topo de serra, com grande altitude, então sofremos muito com o vento que facilita o ataque e ação de bactérias que provocam secamento de ramos e até a morte da planta. Com a utilização de soluções naturais tivemos bons resultados na preservação da sanidade da planta”, analisa a produtora.

Segundo o engenheiro agrônomo Adriano Zanin, da Alltech Crop Science, os produtos naturais à base de aminoácidos que atuam na fisiologia da planta, contribuindo para a proteção da lavoura, são importantes para auxiliar na resistência natural do cultivo. “Eles vão contribuir no aumento do vigor da planta, com isso ela consegue ter uma recuperação muito maior e melhor em relação às adversidades. E tudo isso de uma maneira natural, facilitando a absorção pelo vegetal e, consequentemente, gastando menos de sua energia”, aponta.

Zanin ainda ressalta que os aminoácidos são formadores de proteínas e vitaminas, e ao absorver estes compostos naturais, a energia da planta é utilizada em benefício do desenvolvimento, florescimento, frutificação e maturação, por exemplo. “Com isso, espera-se favorecer a predominância de grãos de maior qualidade, padronizado com relação ao tamanho e peso, influenciado no aumento de produção, além de apresentar maior concentração de sólidos solúveis, o que influencia diretamente na qualidade da bebida e no sabor”, complementa.

Camila Castro/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.