Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Órgão consultivo do Mapa é formado por representantes do governo e setor produtivo

A primeira reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Erva-Mate foi realizada oantem (10), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília. O presidente da nova câmara é o secretário do SindiMate Paraná, Leandro Beninho Gheno. Ele falou sobre o cenário atual da atividade e as prioridades para o desenvolvimento do setor.

Segundo Gheno, a organização do setor passa fundamentalmente pela produção de alimento seguro, rastreabilidade e profissionalização no cultivo da erva-mate. A produção de um alimento seguro tem a ver com os cuidados para evitar a contaminação química, física e biológica. De acordo com ele, é preciso levar para o setor a rastreabilidade, que é controle do produto desde a origem, na propriedade, até o consumidor.

Mercado

A cultura da erva-mate existe há mais de 200 anos no país e foi uma dos propulsoras da economia do sul do Brasil do período imperial até meados dos anos 1930. Em 1840, os barbaquás – unidades de processamento da erva-mate com fornos de secagem – foram considerados a primeira indústria brasileira. O chimarrão, o tereré e o chá-mate são, pela ordem, os principais produtos da cadeia produtiva.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no Brasil, a erva-mate é explorada economicamente em cerca de 560 municípios do Paraná, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e de Mato Grosso do Sul, totalizando mais de 110 mil hectares. O produto é cultivado em 180 mil propriedades e gera mais de 710 mil empregos diretos.

Os principais países que importam a erva-mate do Brasil são Uruguai, Chile e Estados Unidos. “O mercado teve uma série de dificuldades nos últimos três anos, por questões de câmbio e algumas barreiras, mas, mesmo assim, se manteve estável, com produção e venda estabilizados. Esse é um setor forte. Agora, queremos fugir das barreiras regionais e buscar ampliar os mercados”, disse Gheno.

A Câmara Setorial da Erva-Mate é uma das três novas câmaras criadas pela ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) em agosto deste ano. As outras são a Câmara da Lei Plurianual Agrícola (LPA) e câmara provisória que acompanhará, por dois anos, a implantação das mudanças no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi).

Cláudia Lafetá/Asimp/Mapa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.