Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A regional do Incra no Paraná (Incra/PR) lança neste mês de setembro a campanha de conscientização do acesso aos serviços digitais da Sala da Cidadania como forma de promover o distanciamento social e ao mesmo tempo, fazer com que os assentados possam acessar remotamente os serviços do Incra. A autarquia tem, no Paraná, 329 assentamentos em 111 municípios – o equivalente a 2,14% do território do estado, ou pouco mais de 429 mil hectares (ha) – nos quais vivem da atividade agrícola cerca de 18 mil famílias.

Essas funcionalidades são especialmente úteis se considerarmos o estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo covid-19. A Sala da Cidadania é um portal organizado pelo Incra, acessado no endereço eletrônico saladacidadania.incra.gov.br.

O portal

O portal da Sala da Cidadania oferece diversos serviços ao público e alguns deles podem ser resolvidos diretamente pelo beneficiário do Plano Nacional de Reforma Agrária (PNRA). O portal facilita o contato entre os beneficiários com o sistema e com os servidores do Incra, responsáveis pelo atendimento das solicitações apresentadas.

As funcionalidades voltadas aos beneficiários da Reforma Agrária - que possuem demandas relacionadas ao Incra - podem ser resolvidas de maneira mais simples, como, por exemplo, a possibilidade dos assentados consultarem, na Sala da Cidadania, as pendências identificadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) a respeito da situação no lote. Além de permitir a orientação sobre como resolvê-las, o portal ainda permite que sejam enviados os documentos solicitados para regularizar a situação.

Outras novidades

O portal ainda permite a atualização online de determinados dados do cadastro do beneficiário no Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (Sipra) pelo próprio interessado. Nos casos em que é preciso solicitar as alterações à área responsável no Incra, o beneficiário anexa o documento que comprova a mudança requerida e o envia por meio do sistema. Com isso, um técnico da autarquia fica responsável por analisar a demanda e efetivar as atualizações, sem a necessidade de deslocamento do assentado até uma unidade do Instituto ou mesmo demandar esse trabalho do servidor da Unidade Municipal de Cadastramento (UMC).

A atualização dos dados dos beneficiários será exigida a cada dois anos, ou quando ocorrer alteração referente aos membros da família do assentado. Os usuários acompanham a situação das solicitações virtualmente, com possibilidade de receber e-mails de servidores do Incra. Neles há comunicados sobre a conclusão da análise dos pedidos ou, caso necessário, a requisição de complementação de dados e necessidade de se informar um endereço de correio eletrônico para contato.

O Espelho do Beneficiário – documento no qual constam as informações completas sobre os assentados, o lote ocupado e o assentamento onde vivem – passa a conter comunicado sobre os indícios de irregularidades no PNRA apontados pelo TCU. Também são indicados todos os documentos a serem anexados para que um técnico da respectiva superintendência regional do Incra possa analisar o caso e regularizar a situação do interessado.

Produtores rurais

A Sala da Cidadania também conta com serviços direcionados aos produtores rurais, a exemplo de emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) e o encaminhamento do georreferenciamento do imóvel rural para certificação via Sistema de Gestão Fundiária (Sigef).

Os titulares de imóveis rurais podem acessar ainda a Declaração para Cadastro Rural para atualizar os dados de suas propriedades e posses ou requerer o Comprovante de Atividade Rural para fins previdenciários.

Veja matéria completa também em: http://www.incra.gov.br/pt/campanha-conscientiza-sobre-uso-dos-servicos-digitais-no-parana.html

Asimp/Incra

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.