Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Hoje o produto do segundo ciclo rende mais que o do primeiro

Teve início ontem, 15, o plantio da segunda safra de milho da temporada 2015/2016 no Centro-Sul. Agricultores do Paraná, de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, do Distrito Federal), de São Paulo e Minas Gerais vão plantar o cereal até março. Hoje, a segunda safra responde pela maior parte da colheita total do grão (1º e 2º ciclos). No período 2014/2015, ela representou 64,5% da produção de 84,67 milhões de toneladas.

Conhecida anos atrás como safrinha, a segunda safra de milho passou a se destacar mais na agricultura brasileira a partir do ciclo 2011/12. Naquela temporada, a colheita do cereal plantado fora do período tradicional do calendário agrícola ultrapassou pela primeira vez o volume da produção do milho primeira safra. Desde então, não parou mais de crescer.

O Centro-Sul – formado pelos estados do Centro-Oeste, Sul e Sudeste – é o maior produtor brasileiro de milho segunda safra. Na temporada passada, colheu 51,5 milhões de toneladas, o que representou 94% das 54,6 milhões de toneladas da produção nacional do grão no segundo ciclo.

A região destinou a maior área do país para o plantio milho segunda safra em 2014/2015. Foram 8,66 milhões de hectares, de um total nacional de 9,55 milhões de hectares. Ou seja, os estados do Centro-Oeste, Sul e Sudeste ocuparam 91% das terras cultivadas com o cereal.

Norte e Nordeste

O milho segunda safra também é cultivado no Norte e no Nordeste. Em Tocantins e Rondônia, o plantio se inicia em fevereiro.  No Maranhão e no Piauí, a semeadura começa em março. Em abril, será a vez dos agricultores de Alagoas, do nordeste da Bahia e de Sergipe plantar do cereal.

De acordo com o gerente da Área de Levantamento e Avaliação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Cleverton Santana, se acompanhar a tendência dos últimos quatros anos, a segunda safra novamente responderá pela maior parte da produção total de milho em 2015/2016.

João Carlos Rodrigues/Asimp/Mapa
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.