Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Anúncio foi feito depois de encontro entre a ministra Kátia Abreu e autoridades chinesas

Após reunião com a ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), o Ministério da Administração de Qualidade, Supervisão, Inspeção e Quarentena da China (AQSIQ) autorizou sete novas plantas frigoríficas brasileiras a exportar carne para o país asiático. Três são de carne bovina, duas, de suína, e duas, de frango.

Das sete plantas, uma aguardava a habilitação desde 2012 e as demais conseguiram a autorização após a inspeção realizada pelos chineses em junho deste ano. A expectativa é de que cada estabelecimento exporte de US$ 18 milhões a US$ 20 milhões por ano.

O ministro da AQSIQ, Zhi Shueing, e a ministra Kátia Abreu destacaram a relação de confiança mútua entre os dois países e se comprometeram a manter contato frequente com o objetivo de melhorar o fluxo de informações e ampliar o comércio bilateral.

Os dois países firmaram ainda compromisso em agilizar a habilitação por amostragem de grupos de plantas e estabeleceram cronograma de trabalho para a análise dos demais estabelecimentos que aguardam autorização para exportar.

Pescados e tripas

A ministra anunciou que o Brasil habilitará 18 estabelecimentos chineses de pescados e dois de tripas para exportar ao Brasil, com vistas a negociar abertura recíproca para as plantas frigoríficas brasileiras que aguardam autorização.

“Quero agradecer a confiança que o governo chinês deposita no Brasil”, afirmou a ministra ao chefe da AQSIQ. “Sabemos que geralmente as relações comerciais são de frieza e pragmatismo, mas acredito em laços de amizade e confiança para termos um relacionamento duradouro”, completou Kátia Abreu, destacando o trabalho permanente que o Mapa tem feito para garantir a inocuidade dos alimentos e a sanidade dos animais e plantas brasileiras.

“Tem muito prazer em ouvir que o Brasil cuida do controle e da qualidade dos seus produtos. Concordo que o desenvolvimento do nosso comércio só ocorrerá com confiança mútua”, respondeu Zhi Shueing.

Priscilla Mendes/Asimp/MAPA

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.