Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou na quarta-feira (25) o 5º Boletim de Monitoramento Agrícola deste ano. O foco desta edição é o monitoramento do milho 2ª safra, em desenvolvimento ou em fase reprodutiva.

Nesta edição, o Boletim mostra que as chuvas de maio favoreceram o desenvolvimento das lavouras no Paraná, no Mato Grosso do Sul e em São Paulo. Contudo, as possíveis mudanças na previsão de safra estão sendo verificadas em campo e serão divulgadas no dia 09/06, no 9º Levantamento da Safra de Grãos.

Os dados de satélite apontam que o índice de cobertura vegetal desta safra está menor do que nos anos anteriores, na maioria das regiões produtoras desses estados, em função da falta de chuvas em abril, o que significa que parte das lavouras foi prejudicada.

Já nas regiões monitoradas do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Maranhão praticamente não choveu em maio, o que penalizou parte das lavouras desde o mês de março, em função do deficit hídrico e das altas temperaturas em fases críticas do desenvolvimento. Isso, porém, já havia sido previsto no prognóstico climático do anúncio de grãos deste mês.

O Boletim de Monitoramento Agrícola avalia as condições atuais das lavouras, com base em dados de satélite, em decorrência de fatores agronômicos e climáticos recentes. Além de auxiliar nas estimativas de safra, o monitoramento também é utilizado como apoio às análises de mercado e gestão de estoques da Companhia.

Asimp/Conab

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios