Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou na quarta-feira (25) o 5º Boletim de Monitoramento Agrícola deste ano. O foco desta edição é o monitoramento do milho 2ª safra, em desenvolvimento ou em fase reprodutiva.

Nesta edição, o Boletim mostra que as chuvas de maio favoreceram o desenvolvimento das lavouras no Paraná, no Mato Grosso do Sul e em São Paulo. Contudo, as possíveis mudanças na previsão de safra estão sendo verificadas em campo e serão divulgadas no dia 09/06, no 9º Levantamento da Safra de Grãos.

Os dados de satélite apontam que o índice de cobertura vegetal desta safra está menor do que nos anos anteriores, na maioria das regiões produtoras desses estados, em função da falta de chuvas em abril, o que significa que parte das lavouras foi prejudicada.

Já nas regiões monitoradas do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Maranhão praticamente não choveu em maio, o que penalizou parte das lavouras desde o mês de março, em função do deficit hídrico e das altas temperaturas em fases críticas do desenvolvimento. Isso, porém, já havia sido previsto no prognóstico climático do anúncio de grãos deste mês.

O Boletim de Monitoramento Agrícola avalia as condições atuais das lavouras, com base em dados de satélite, em decorrência de fatores agronômicos e climáticos recentes. Além de auxiliar nas estimativas de safra, o monitoramento também é utilizado como apoio às análises de mercado e gestão de estoques da Companhia.

Asimp/Conab

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.