Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Equipamento, que será destaque na Super Agro 2019, proporciona maior assertividade nas previsões, monitorando o deslocamento da chuva e sua distribuição talhão por talhão

O agronegócio tem encontrando na união da tecnologia e do monitoramento do clima um aliado importante. Durante a Super Agro 2019, que acontece de 15 a 17 de janeiro em Londrina (PR), os produtores vão conhecer mais uma novidade que vai ajudar na economia e na eficiência do campo: o Radar Agro da Climatempo. O equipamento, único do mercado a oferecer monitoramento de chuva em tempo real, proporciona maior assertividade nas previsões e acompanha o deslocamento da chuva, mostrando sua distribuição talhão por talhão da fazenda. O radar monitora também queimadas para o combate com eficiência e rapidez qualquer foco na lavoura.

Conectado à plataforma Agroclima PRO, serviço de agrometeorologia 4.0 da empresa, o Radar Agro permite que o produtor tome decisões para tarefas do dia a dia com maior segurança. Um exemplo prático é a aplicação de defensivos. Com a ajuda do radar e da plataforma, o agricultor consegue definir qual o melhor momento para aplicar os agroquímicos, evitando perdas por lavagem da chuva ou evapotranspiração.

Radar Agro mede o volume de chuvas em um raio de 100 quilômetros e a incidência de queimadas em 50 quilômetros. O equipamento, desenvolvido com tecnologia 100% brasileira, é instalado em um ponto fixo da fazenda. O aparelho emite pulsos eletromagnéticos em todas as direções e é possível programar giros de 360º a cada minuto ou de acordo com a necessidade, a partir da consultoria dos profissionais da Climatempo. Com um único radar é possível beneficiar todos os produtores localizados na região de alcance.

A integração com o Agroclima PRO ainda permite que, após as chuvas, os produtores acompanhem pelo dashboard da ferramenta o índice de água acumulada no solo em cada talhão. Por meio de gráficos específicos, o agricultor consegue colher informações precisas que ajudam a definir as próximas ações na lavoura.

Com mais de 30 anos de expertise no mercado, a Climatempo tem sido pioneira na implantação de novas tecnologias para melhorar a qualidade das previsões, principalmente em produtos aplicados ao campo. O Agroclima PRO oferece previsões para 72 horas, 15 dias e tendência para os próximos seis meses, além de balanço hídrico e índice NDVI. Com este índice, o produtor consegue realizar um rápido diagnóstico que torna possível detectar áreas com menor vigor vegetativo, identificando focos de pragas, doenças ou deficiência nutricional.

A plataforma ainda permite a integração de dados das estações meteorológicas localizadas nas propriedades rurais de todo país. Conectando essas informações àquelas recebidas pelo Radar Agro, a ferramenta consegue entregar muito mais eficiência e contribui para aumentar a rentabilidade dos produtores.

O Agroclima PRO funciona de maneira georreferenciada e consegue trazer informações específicas sobre cada ponto da fazenda. Ou seja, a ferramenta é capaz de ler os diversos microclimas – variações climáticas em uma determinada área – de uma região. “A temperatura, o nível de água no solo, a incidência das pragas, tudo pode variar de um local para o outro. A tecnologia da Climatempo consegue captar essas diferenças e oferecer ao produtor uma opção de planejamento segmentado muito mais efetiva”, afirma Patricia Madeira, meteorologista e diretora de Produtos da Climatempo.

Assimp

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios