Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Equipamento, que será destaque na Super Agro 2019, proporciona maior assertividade nas previsões, monitorando o deslocamento da chuva e sua distribuição talhão por talhão

O agronegócio tem encontrando na união da tecnologia e do monitoramento do clima um aliado importante. Durante a Super Agro 2019, que acontece de 15 a 17 de janeiro em Londrina (PR), os produtores vão conhecer mais uma novidade que vai ajudar na economia e na eficiência do campo: o Radar Agro da Climatempo. O equipamento, único do mercado a oferecer monitoramento de chuva em tempo real, proporciona maior assertividade nas previsões e acompanha o deslocamento da chuva, mostrando sua distribuição talhão por talhão da fazenda. O radar monitora também queimadas para o combate com eficiência e rapidez qualquer foco na lavoura.

Conectado à plataforma Agroclima PRO, serviço de agrometeorologia 4.0 da empresa, o Radar Agro permite que o produtor tome decisões para tarefas do dia a dia com maior segurança. Um exemplo prático é a aplicação de defensivos. Com a ajuda do radar e da plataforma, o agricultor consegue definir qual o melhor momento para aplicar os agroquímicos, evitando perdas por lavagem da chuva ou evapotranspiração.

Radar Agro mede o volume de chuvas em um raio de 100 quilômetros e a incidência de queimadas em 50 quilômetros. O equipamento, desenvolvido com tecnologia 100% brasileira, é instalado em um ponto fixo da fazenda. O aparelho emite pulsos eletromagnéticos em todas as direções e é possível programar giros de 360º a cada minuto ou de acordo com a necessidade, a partir da consultoria dos profissionais da Climatempo. Com um único radar é possível beneficiar todos os produtores localizados na região de alcance.

A integração com o Agroclima PRO ainda permite que, após as chuvas, os produtores acompanhem pelo dashboard da ferramenta o índice de água acumulada no solo em cada talhão. Por meio de gráficos específicos, o agricultor consegue colher informações precisas que ajudam a definir as próximas ações na lavoura.

Com mais de 30 anos de expertise no mercado, a Climatempo tem sido pioneira na implantação de novas tecnologias para melhorar a qualidade das previsões, principalmente em produtos aplicados ao campo. O Agroclima PRO oferece previsões para 72 horas, 15 dias e tendência para os próximos seis meses, além de balanço hídrico e índice NDVI. Com este índice, o produtor consegue realizar um rápido diagnóstico que torna possível detectar áreas com menor vigor vegetativo, identificando focos de pragas, doenças ou deficiência nutricional.

A plataforma ainda permite a integração de dados das estações meteorológicas localizadas nas propriedades rurais de todo país. Conectando essas informações àquelas recebidas pelo Radar Agro, a ferramenta consegue entregar muito mais eficiência e contribui para aumentar a rentabilidade dos produtores.

O Agroclima PRO funciona de maneira georreferenciada e consegue trazer informações específicas sobre cada ponto da fazenda. Ou seja, a ferramenta é capaz de ler os diversos microclimas – variações climáticas em uma determinada área – de uma região. “A temperatura, o nível de água no solo, a incidência das pragas, tudo pode variar de um local para o outro. A tecnologia da Climatempo consegue captar essas diferenças e oferecer ao produtor uma opção de planejamento segmentado muito mais efetiva”, afirma Patricia Madeira, meteorologista e diretora de Produtos da Climatempo.

Assimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.