Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento renovou contrato com a Superintendência Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no valor de R$ 6,9 milhões para prestação de serviços de apoio operacional e laboratorial visando a classificação de produtos vegetais. O trabalho de classificação será feito pela Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar).

O secretário Norberto Ortigara disse que ao renovar o contrato o Ministério reconhece o trabalho desenvolvido pela Codapar que tem expertise de certificação de qualidade de produtos de origem vegetal, seus subprodutos e resíduos de valor econômico. “A confiança do Ministério foi reafirmada e queremos prestar um bom serviço perante o importador ou exportador, garantindo a qualidade do que se vende ou se compra”.

Segundo o presidente da Codapar, Silvestre Dimas Staniszewiski, o trabalho é desenvolvido nas unidades de Paranaguá, Foz do Iguaçu, Santa Helena e Guaíra. “Temos um grupo de técnicos especializados em vários tipos de produtos de origem vegetal, frutas, grãos e leguminosas que classifica a atenta a qualidade do produto que está entrando no país”. 

Os produtos são classificados por faixas de qualidade, com enquadramento em grupos, subgrupos, classes, subclasses e tipos de acordo com a respectiva norma de classificação. “Toda a soja que entra pelo Paraguai, as maçãs que vêm da Argentina ou alho do Chile, passam pela nossa classificação”, diz Staniszewiski.

AGILIDADE - O trabalho de classificação e certificação dos produtos importados da Argentina e Paraguai passam pelos portos secos de Foz do Iguaçu, Guaíra e Santa Helena. “Em média, 2,5 milhões de toneladas de produtos passam anualmente pela classificação da Codapar nesses portos secos, afirma o diretor-técnico Operacional da empresa, Sinval Tadeu Amaral Reis.

Com relação aos produtos para exportação, como soja, milho e farelo de soja, a Codapar audita o trabalho feito por empresas privadas “controladoras de qualidade”, nos terminais de embarques ferroviários e armazéns no interior do Estado, agilizando o escoamento da safra e evitando filas nos terminais exportadores. “Anualmente, além desse trabalho de auditoria, fazemos o controle de qualidade de 17 milhões de toneladas de grãos e farelo de soja exportados pelo Porto de Paranaguá”, acrescenta Sinval.

Além da classificação e controle de qualidade dos produtos de origem vegetal, a Codapar encaminha parcerias para 8 de suas grandes unidades de armazenamento, com cooperativas e empresas privadas diretamente ligadas ao agronegócio, alinhando suas estruturas de armazenagem ao setor produtivo do Estado. 

Outro destaque é o setor de Engenharia Rural que, capitaneada pela Secretaria da Agricultura, deverá gerir o Programa Estadual de Readequação e Conservação de Estradas Rurais, aliado a um amplo programa estadual de conservação de solos e água.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.